Maria Tereza rechaça apoio do PT em Londrina
Candidata publicou vídeo pedindo apoio de eleitores de Diego Garcia, Barbosa Neto, Tercilio Turini e Coronel Villa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de outubro de 2024
Candidata publicou vídeo pedindo apoio de eleitores de Diego Garcia, Barbosa Neto, Tercilio Turini e Coronel Villa
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

A ex-secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a Professora Maria Tereza (PP), que concorre à Prefeitura de Londrina, rechaçou nesta terça-feira (8) o apoio do PT no segundo turno da eleição. A manifestação da candidata nas redes sociais ocorreu após a educadora Isabel Diniz (PT), que ficou em último lugar no primeiro turno com 8.980 votos (3,39%), pedir voto da militância petista à candidata do PP.
Maria Tereza optou por se dirigir aos eleitores dos ex-candidatos Barbosa Neto (PDT), Coronel Villa (PSDB), Diego Garcia (Republicanos) e Tercilio Turini (MDB). “Eu quero o seu voto e também quero que você me ajude apresentando a minha campanha para os amigos e familiares”, disse. Na publicação, ela escreveu: “Não faremos conchavos, não quero apoio do PT ou jogadas políticas”.
O prefeito Marcelo Belinati (PP), principal cabo eleitoral da candidata, afirmou em um comentário que “eles vão insistir nas narrativas, mas não temos apoio do PT e não vamos ter”. Belinati ainda foi às redes sociais e publicou fotos com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT), o senador Sergio Moro (União) e outros políticos. “Esse papinho que somos petistas não cola. Como prefeito, meu papel é receber todos de forma igual”, emendou.
No início desta tarde, Maria Tereza cancelou uma coletiva onde anunciaria apoio de um dos prefeituráveis derrotados no primeiro turno. A assessoria não informou o motivo do cancelamento, nem qual é o ex-candidato.
Com a repercussão, a menção ao PT chegou a ser retirada da publicação de Maria Tereza, assim como o comentário escrito por Belinati. Porém, ainda na noite de terça, o texto original “não quero apoio do PT” foi republicado.
POSIÇÃO DA CANDIDATA
A nota divulgada por Isabel Diniz ressalta que o posicionamento é pessoal da candidata. O PT de Londrina ainda vai se reunir para definir coletivamente a sua posição, que deve ser divulgada no final desta semana.
“Não podemos entregar o futuro da cidade para aqueles que desprezam políticas sociais, defendem a privatização da educação pública, não respeitam e nem valorizam os servidores, rejeitam a diversidade cultural e professam o negacionismo em relação à crise climática, além de tantas outras mazelas que distorcem a ideia de liberdade e destroem a democracia”, afirma a nota de Diniz, que defende derrotar “bolsonarismo representado pelo candidato Tiago Amaral”.
"A militância Partido dos Trabalhadores, o Time do Lula, deve apoiar Maria Tereza nas ruas, nas feiras, no comércio, nas redes sociais e nos bairros, fazendo uma campanha ativa e corajosa, como sempre foi a nossa trajetória", pede a petista.
O anúncio pode trazer danos à candidatura de Maria Tereza junto ao eleitorado antipetista de Londrina, o que pode explicar a manifestação da candidata e de Belinati. Ela teve 62.590 votos (23,64%) no primeiro turno, contra 113.032 (42,69%) de Tiago Amaral (PSD).

