Maria Tereza espera 'grande aliança' com candidatos derrotados
Candidata a prefeita pelo PP foi eleita ao segundo turno com 23,64% dos votos - 62.590
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de outubro de 2024
Candidata a prefeita pelo PP foi eleita ao segundo turno com 23,64% dos votos - 62.590
Simoni Saris - Grupo Folha
Eleita para o segundo turno das eleições municipais, com 23,64% dos votos, a candidata do PP, Professora Maria Tereza, pretende angariar o apoio dos outros cinco candidatos derrotados no primeiro turno para reverter a desvantagem nas urnas, consolidar a sua vitória na próxima etapa e ser a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Londrina.
Em relação a Tiago Amaral (PSD), o primeiro colocado com 42,69% da preferência dos eleitores, a diferença foi de 50.442 votos, pouco mais de 19 pontos percentuais. A pepista recebeu o apoio de 62.590 londrinenses contra 113.032 do seu oponente.
Assim que a sua ida ao segundo turno foi confirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no início da noite deste domingo (6), Maria Tereza já começou a contatar os outros candidatos em busca de apoio.
"Liguei para todos, com alguns eu consegui falar, com outros, não. Mas a ideia é que a gente tenha o apoio do deputado federal Diego Garcia (Republicanos), do deputado estadual Tercilio Turini (MDB), do Coronel Villa (PSDB) e dos demais candidatos para seguir no segundo turno em uma grande aliança", disse a candidata.
Somados, Tercilio Turini (MDB), Diego Garcia (Republicanos), Barbosa Neto (PDT), Coronel Villa (PSDB) e Isabel Diniz (PT) tiveram 89.138 votos, o que corresponde a uma parcela de 33,66% dos votos.
Maria Tereza acompanhou a apuração em sua residência e de lá seguiu para o comitê de sua campanha, na rua Mossoró, assim que a Justiça Eleitoral anunciou as eleições municipais em Londrina como matematicamente definidas. Ela chegou acompanhada do candidato a vice-prefeito na sua chapa, Eduardo Tominaga, e do prefeito Marcelo Belinati, e seus apoiadores a receberam ao som de Parabéns a Você. Neste domingo, além da vitória ao segundo turno, Maria Tereza também comemorou seus 44 anos de idade.
"Só gratidão por esse momento e a expectativa para o segundo turno é vencer. Vamos ouvir todas as pessoas, andar pela cidade de Londrina e intensificar a nossa comunicação com as pessoas, falar com todo mundo, ouvir as sugestões e agradecer os votos que nos colocaram no segundo turno. A comunicação sempre é possível melhorar", afirmou a candidata a prefeita.
"Fizemos uma campanha limpa, linda, de paz. Tivemos um resultado justo dentro do que esperávamos pelas pesquisas sérias. Os londrinenses disseram não a projetos dos caciques, muitas pessoas que querem dominar Londrina."
"CACIQUES DE CURITIBA"
O prefeito Marcelo Belinati (PP) também criticou os "caciques de Curitiba" . "Tinha dia que tinha engarrafamento no aeroporto de aviões de caciques de Curitiba vindo pedir voto, pessoas que nunca vieram a Londrina querendo ensinar o povo de Londrina a votar, mas o povo de Londrina deu uma resposta", alfinetou.
Durante a campanha do primeiro turno, o governador Ratinho Junior (PSD), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vieram a Londrina para apoiar Tiago Amaral.
Além da interferência de políticos da capital, Belinati reclamou também das desigualdades na disputa. "Foi uma ausência total de debate, (diferença) de recursos econômicos. Um candidato, sozinho, tinha mais tempo de televisão do que todos os outros juntos, pesquisas falsas divulgadas uma atrás da outra., um poder econômico jamais visto em uma eleição em Londrina", declarou o prefeito, que considerou "muito importante" a disputa em segundo turno. "A cidade vai ser debatida. Currículos vão ser comparados."