Eleito pelo Partido Progressista (PP) com 7.081 votos em 2012, o vereador Marcos Belinati agora faz parte do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A mudança de lar deixa o partido que tinha a maior bancada dentro da Câmara de Vereadores de Londrina com apenas um representante, Jamil Janene.
Foi a segunda baixa da legenda na Casa - a primeira ocorreu quando Sandra Graça se filiou ao Solidariedade, do qual é a presidente em Londrina. Entretanto, ao contrário de Sandra, que diz ter trocado de partido após desgastes internos, o vereador nega rusgas. "Sempre fui respeitado dentro do PP, não há qualquer divergência. Saí de comum cordo (com a presidência)", diz Belinati, que, "futuramente", assumirá a presidência do PROS local.
O vereador diz que quer ajudar a construir o diretório municipal do partido. Na Câmara Federal, o PROS já tem 21 cadeiras. Belinati também nega que almeje voos mais altos e afirma que não será candidato em 2014.
A troca, entretanto, não deixa o parlamentar muito longe da origem, já que a presidência estadual do PROS ficou com a deputada federal Cida Borghetti, ex-PP e mulher do presidente do PP no Paraná, Ricardo Barros.
As recentes mudanças de partidos aumenta a representatividade na Câmara. Agora, apenas o PDT, o PSDB e o PTB têm dois vereadores - as outras legendas ficam todas com apenas um parlamentar. Além disso, são 16 partidos representados no Legislativo local, ou seja, metade dos 32 legalmente constituídos atualmente no Brasil.

mockup