Imagem ilustrativa da imagem Manifestantes em Londrina defendem tratamento precoce e o fim do lockdown
| Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

"Tratamento precoce sim. Lockdown não". A bandeira levantada pelos manifestantes na tarde deste domingo (21) em Londrina foi pelo tratamento precoce contra a Covid-19 e pelo fim do lockdown. Um caminhão de som estacionou na rotatória da avenida Higienópolis com a J.K, na região central, e o microfone foi ocupado por alguns manifestantes e políticos. Havia crianças e idosos no local. Todo o movimento foi acompanhado por agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e da Guarda Municipal. Faixas e cartazes em ataque ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao prefeito Marcelo Belinati foram fixadas em muros e canteiros.

Os manifestantes afirmaram que medicações para o tratamento precoce são comprovadas, mas não citaram quais. Também aplaudiram afirmações como "quem decreta lockdown é incompetente ou ladrão" e que "muitos médicos da cidade são mentirosos".

Uma empresa de ônibus de turismo cedeu, segundo a organização, quatro veículos para transportar os manifestantes na carreata até o aterro do Lago Igapó, mas os veículos foram liberados por falta de "passageiros" e no momento de saída para a carreata, a forte chuva dispersou muitas pessoas.

A organização também estava comercializando camisetas a R$ 40 e adesivos para arcar com os custos do ato. Os manifestantes foram convocados pelas redes sociais, por meio de um vídeo gravado por um pastor de Londrina.

MEDIDAS RESTRITIVAS

O decreto estadual publicado pelo governador Ratinho Junior (PSD) proíbe a realização de atividades com aglomerações, como cinemas, museus, festas, reuniões, confraternizações familiares, shows e eventos, até o dia 1ª de abril em todo o Paraná.

Em todo o País, os números de mortes e casos confirmados de Covid-19 estão batendo recordes nos últimos dias e a preocupação com o colapso da rede de saúde, pública e privada, é uma realidade em todas as regiões. Em Londrina, 42.807 pessoas já foram infectadas com o vírus e 855 perderam a vida por conta da doença, segundo boletim divulgado no sábado (20), pela secretaria municipal de Saúde.

LIVE DO PREFEITO

Sobre a manifestação, o prefeito Marcelo Belinati (PP) destacou em transmissão online deste domingo que, “todas manifestações são legítimas, mas que nesse momento só irão aumentar a transmissão da doença. E com mais gente contaminada, vai ser preciso mais vagas em hospitais. Não precisaria de lockdown se as pessoas se cuidassem, usando máscaras, lavando a mão com álcool gel e mantendo o distanciamento social. Ao invés de aglomerar, se manifestem doando sangue no Hemocentro do HU, ajudando a salvar vidas. Fica aí o meu apelo”.

(Matéria atualizada às 19h30)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1