Curitiba - Luiz Malucelli Neto (PSDB) assumiu ontem o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), ligado ao governo do Paraná. Malucelli Neto, que até pouco tempo era suplente em exercício na Assembléia Legislativa, entra no lugar de Aldair Rizzi, que se candidatou a vice-prefeito de Pato Branco pelo PMDB.
A posse de um tucano na gestão peemedebista (Roberto Requião), entretanto, relembrou a crise travada pelo PSDB desde 2006, quando a divisão da sigla ficou exposta. O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, declarou ontem que a situação não o agrada e que a base da legenda ''também pensa assim''. ''O castigo vem, mas não da parte do diretório estadual, e sim dos eleitores.''
Rossoni admite que, apesar do poder dado aos partidos políticos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB continua ''com dificuldades''. O racha, exposto em 2006, quando o ex-tucano Hermas Brandão tentou sair candidato a vice na chapa encabeçada por Roberto Requião, permanece dentro da sigla.
Rossoni afirma que a infidelidade partidária só seria combatida se, primeiro, as regras para criação de partidos fossem ''mais rígidas'' no Brasil. Mas, admitiu ele, o assunto no Paraná só será resolvido na próxima disputa ao governo do Estado, quando Requião não poderá tentar a reeleição.
Malucelli Neto é o segundo tucano ''de bico vermelho'' no Executivo, já que, desde o final do ano passado, a pasta do Trabalho é comandada pelo deputado estadual licenciado Nelson Garcia (PSDB).
A reportagem não conseguiu contato com Malucelli Neto, ontem no início da noite, para que ele comentasse as declarações do presidente do PSDB. À Agência Estadual de Notícias (AEN), ele disse que pretende estender as parcerias do Lactec, inclusive em outros Estados. O principal parceiro hoje do Lactec é a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

mockup