Mais um feito
Mais um feito
O Produto Interno do Paraná, apesar de tudo, atingiu mais do que o dobro do nacional: 2,5% sobre o 1%, intensamente festejado. É o normal de unidades como o Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e especialmente São Paulo figurarem bem acima das médias nacionais. O drama fiscal das unidades federativas pouco têm a ver com o seu desempenho como economia e mercado, tanto que todos padecem do mesmo mal na gestão pública e isso está expresso no drama da negociação dessas dívidas com a União, volta e meia retomada.
Veja a ironia: ostentamos essa posição no PIB e ainda ontem tivemos em Ponta Grossa, afinal uma cidade de porte, a repetição do havido em Curitiba com um assassinado velado na estrada à espera do veículo do Instituto Médico Legal que, à maneira do Godot teatral, nunca chega. Dessa vez foram sete horas, a metade do tempo do episódio de Colombo. Por aí se vê a distância entre governo e a economia regional: dias passados o governador anunciou algumas nomeações de delegados e de pessoal da polícia científica e para a carência de 450 indicou apenas dois, conforme o sindicato da categoria. Na relação instituição e número de servidores por 100 mil habitantes a do Paraná é a 25ª de uma lista de 27. E já foi, como lembrei, centro de excelência no passado, editando inclusive uma revista científica.
A decomposição da máquina pública em qualquer nível estadual, municipal e federa l é de tal ordem que lembra a lesma submetida ao sal ao derreter-se e extinguir-se.
49ª etapa
Pelo jeito a Lava Jato vai acabar chegando logo à sua meia centena de etapas. Ontem foi a 49ª, agora voltada para na derrama de propinas no caso da Usina de Belo Monte e cujo investigado é Delfim Neto, tantas vezes ex-ministro e alcançado por um ato de consultoria à Odebrecht. A 49ª já está em andamento mas a anterior, aquela do pedágio, até agora não satisfez o mínimo das expectativas que gerou. O pior é que a população acreditou que o vigor das descobertas seria o mesmo do petrolão e isso, pelo menos até agora, não aconteceu. Há o risco, em função da investigação, de interditar um projeto comprometido de duplicação.
Mais clonagem
Depois dos casos da vice-governadora Cida Borghetti e do líder governista Luis Claudio Romanelli tivemos outro deputado, Evandro Araujo, alvo do mesmo tipo de fraude. Se com eles se dá isso, a situação do público em geral é de arrepiar.
Ambientalismo
No momento em que o Paraná bate recordes nacionais de destruição da Mata Atlântica e isso se agravará com a tal da via paralela para atender o terminal da Ponta do Poço é importante ver o acompanhamento que o Gaeco faz na regional do Instituto Ambiental do Paraná de Cornélio Procópio, norte pioneiro, para apurar possíveis irregularidades em licenciamento anômalo lá concedido.
Maringá de novo
Já colocada em vários itens como uma das cidades brasileiras melhor urbanizadas, Maringá agora levou o ouro numa competição com concorrentes sul-americanas de cerveja artesanal com o produto denominado Catedral. Em segundo, uma de Curitiba.
Graneleiro
Um dos maiores graneleiros que já operaram em Paranaguá, "Jubilant Devotion", de bandeira panamenha, aportou para carregar 87 mil toneladas de farelo de soja, que correspondem à movimentação de 2.990 carretas.
Consumerismo
A Anatel programou para segunda-feira no Paraná uma palestra no sentido de orientar usuários e consumidores dos seus serviços na perspectiva dos seus direitos. Está aí algo que a Claudia Silvano, do Procon, sempre intervém e analisa.
Aço
A taxação do aço (25%) e do alumínio (10%), a ser adotada em quinze dias por Trump, pega de jeito o Brasil e isso porque somos o segundo maior exportador de aço para os EUA. A taxa anterior era de 0,9% e o impacto pode desequilibrar a indústria siderúrgica, que emprega cerca de 100 mil pessoas. Brasil vai recorrer à Organização Mundial do Comércio contra essa medida protecionista e nacionaleira.
Curiosamente, nos anos quarenta, século passado, para que o Brasil aderisse aos aliados na Segunda Guerra ganhou dos Esteites a Volta Redonda que seria o fundamento-chave da sua então incipiente industrialização e deu em troca o aeroporto, esse mesmo de Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, e o de Natal, este como fundamento para a campanha da África.
Folclore
O Brasil vive um momento bom com suas instituições e um exemplo foi dado agora com o recuo do Tribunal Superior Eleitoral quanto aos bloqueios que pretendia nas perguntas das pesquisas eleitorais. Reconheceu que as alterações pretendidas gerariam subjetividade e incerteza jurídicas. É também exemplo de paz num clima de tanto radicalismo.





