O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) divulgou na tarde detsa sexta-feira (19) o balanço do número de eleitores paranaenses que solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 24.225 solicitações de transferências foram registradas de eleitores do Paraná buscando outros locais de votação para o primeiro ou segundo turno. Em Londrina, 2.084 eleitores solicitaram voto em trânsito e deverão estar em outras cidades ou fora do Estado no primeiro ou segundo turno, programados para os dias 2 e 30 de outubro.

As seções eleitorais para voto em trânsito são montadas apenas nas capitais e nas cidades com mais de 100 mil habitantes. No Paraná são 12 municípios onde os eleitores puderam solicitar o instrumento eleitoral. Depois de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina são as cidades com maior procura. Só em Curitiba 4 mil eleitores de outros domicílios eleitorais optaram por votar na capital do Estado. Entretanto, o número de pessoas com título de fora que optaram por votar na cidade ainda não foi finalizado. Somente na segunda-feira (22) os números finais sobre voto em trânsito serão divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitora).

REGRAS

É possível, inclusive, votar em trânsito em um município no primeiro turno e em outro local no segundo turno. Quem fez a solicitação do voto em trânsito precisa justificar caso não compareça ao local indicado. Os eleitores que estiverem fora do Estado e informarem a justiça eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro do próprio estado, porém em município diverso de seu domicílio eleitoral, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1