O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) está convocando quem não compareceu às urnas nos últimos três turnos, não justificou e não pagou multas para regularizar a situação. Quem não o fizer até o dia 19 de maio terá o título de eleitor cancelado. Em Londrina, segundo o portal de estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 23.678 estão em situação irregular e podem perder o título. No Paraná, o TSE aponta que são 356.605 eleitores faltosos.

Entre as maiores cidades do Paraná, Curitiba possui o maior número de eleitores sob risco: 66.703. Em Maringá, são 13.696 irregulares. Na sequência, aparece Ponta Grossa com 12.198; Cascavel, com 11.513; São José dos Pinhais, com 10.739; Foz do Iguaçu, com 9.660; e Colombo, com 8.284.

De acordo com o TRE-PR, o cancelamento do título eleitoral não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo, caso das pessoas com mais de 70 anos e as não alfabetizadas.

Segundo o Código Eleitoral, será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não pagar a multa ou não se justificar nos prazos legais.

Como cada turno é considerado uma eleição, quem não votou, justificou ou de pagou multas relativas aos três últimos turnos precisam regularizar a situação eleitoral.

Para os eleitores de municípios em que a eleição municipal ocorreu em apenas um turno, serão considerados 1 turno da eleição de 2024 e 2 turnos da eleição de 2022. Para os eleitores de municípios que tiveram segundo turno nas eleições municipais, serão considerados 2 turnos da eleição de 2024 e o 2º turno da eleição de 2022.

Quem estiver irregular ou tem dúvida sobre a situação eleitoral, pode consultar o https://www.tre-pr.jus.br/#/. (Com assessoria do TRE-PR)