Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para os eleitores faltosos regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Em Londrina, 22.342 pessoas ainda têm pendências e podem ter o título cancelado se não as resolverem. Desde o início do período de regularização, apenas 1.231 londrinenses quitaram seus débitos.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são considerados faltosos os eleitores que não votaram, não justificaram e não pagaram as multas relativas às ausências nos últimos três turnos. No Brasil, mais de 5 milhões de eleitores podem ter o título cancelado; no Paraná, há 356.605 faltosos.

Leia mais:

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

Com o título cancelado, a pessoa não poderá votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato que exija quitação eleitoral.

Praticidade

O juiz eleitoral Mauro Ticianelli ressalta que cada um dos eleitores faltosos em Londrina recebeu uma notificação, e frisa que é fácil ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Todo o processo pode ser feito pelo Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE (tse.jus.br). Também é possível consultar as pendências pelo aplicativo e-Título ou ir pessoalmente ao Fórum Eleitoral, no Centro Cívico (rua Governador Parigot de Souza, 231). “É muito simples e nós imaginávamos que teria uma resposta maior”, pontua o magistrado.

Com o segundo maior eleitorado do Paraná, Londrina tem atualmente 400.632 pessoas aptas a votar no pleito de 2026, mas esse número pode oscilar conforme a inclusão de novos títulos e cancelamentos.

Na eleição municipal de 2024, o eleitorado londrinense era de 399.730 pessoas, mas a taxa de abstenção foi recorde: 27,77% no primeiro turno (111.016 eleitores) e 30,94%, no segundo (123.662). Para Ticianelli, as causas da inércia ou desinteresse dos eleitores ainda deverão ser estudadas.

Em Londrina, o Fórum Eleitoral começa a atender às 12h e não tem tido grandes filas. “As multas têm valores muito pequenos [R$ 3,51 por turno]. Um eleitor descobriu que estava há 11 turnos sem votar. Emitimos a guia, ele efetuou o pagamento no banco e a situação foi regularizada. Se vier pessoalmente, aproveitamos e fazemos tudo, até a revisão da biometria”, acrescenta.

Após o cancelamento

Para regularizar a situação, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Será necessário levar documento oficial com foto e um comprovante de residência. (Com assessoria do TRE-PR).

mockup