Maioria rejeita ideia de 3º mandato
O levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta ainda a rejeição dos deputados e senadores à proposta de um eventual terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a pesquisa, 32% dos congressistas defendem a permanência do atual modelo de reeleição (que permite aos titulares de cargos no Poder Executivo concorrer uma vez à reeleição).
Outros 23,3% dos deputados e senadores defendem aumento do mandato do presidente da República de quatro para cinco anos, sem a possibilidade de reeleição.
Apenas 7,3% dos congressistas são favoráveis em aumentar em um ano o mandato dos titulares do Executivo com direito à reeleição e 35,3% sugeriram ''outras alternativas'' para o tema.
''Eu acho que está consolidado no Congresso de que não há espaço para um terceiro mandato do presidente Lula. A base e a oposição se uniram para evitar que isso tramite'', afirmou o diretor do Diap, Antônio Augusto de Queiroz.
A pesquisa foi realizada entre março e abril deste ano, ouvindo 150 deputados e senadores considerados os mais ''influentes'' nas Casas. Foram apresentadas 16 perguntas aos parlamentares sobre assuntos relacionados à reforma política. (G.G./Folhapress)





