O vereador Fernando Madureira (PTB) foi o escolhido pelo prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), para defender seus projetos de governo na Câmara Municipal em seu segundo mandato. Madureira também está no segundo mandato, mas na última legislatura só assumiu como vereador em março do ano passado, após deixar a presidência da FEL (Fundação Municipal de Esportes). O petebista será a terceira liderança de Belinati na Casa. No primeiro mandato (2017-2020), os líderes foram Péricles Deliberador (PSC) e Jairo Tamura (PL), respectivamente.

Imagem ilustrativa da imagem Madureira será o novo líder de Belinati na Câmara de Vereadores
| Foto: CML/Imprensa/ Devanir Parra

Ao ser reeleito em 2020, Madureira admitiu que trabalhou para ocupar a presidência da Câmara, mas como Tamura foi eleito em chapa única para comandar a Mesa Executiva, o convite para a liderança partiu do prefeito. "Quando surgiu o primeiro convite eu ainda não entendia bem qual seria o papel do líder. Mas no ano final passado, quando participei das discussões de projetos como da Caapsml (Caixa de Assitência de Aposentadorias e Pensões dos Servidores), o prefeito observou que eu poderia defender os projetos do Executivo na Câmara. É uma honra e será uma grande experiência."

Questionado pela FOLHA, o petebista negou a hipótese de que a pouca experiência como parlamentar poderia atrapalhá-lo na defesa dos projetos do governo. "Foram nove meses de trabalho intenso em meio à pandemia em que podemos entender bem como funciona o trabalho do Legislativo. Mesmo antes, na Fundação de Esportes, eu tinha acesso à Câmara para defender pautas do segmento."

Madureira adiantou que a atual gestão priorizará projetos de lei que visam o desenvolvimento econômico e social, focando no pós-pandemia. "Temos que ter alinhamento nas ações para atender essas áreas. A aprovação do Plano Diretor e os projetos complementares serão essenciais para economia da cidade", ressaltou Madureira, que fez parte da coligação (PP, PTB, PL, PSDB, SDD e PATRI) e já era da base de sustentação da atual gestão.

TRAJETÓRIA

Por 12 anos Madureira foi técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo e participou de três Olimpíadas. Eleito vereador em 2016, em janeiro de 2017 assumiu a presidência da FEL. A manobra política de Belinati à época acabou liberando a 2ª suplência para Jamil Janene (PP). O vereador também é dono de academia.