Curitiba - A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Paraná anunciou ontem à tarde o resultado das eleições para direção da entidade. Como a FOLHA adiantou ontem, com números parciais, a chapa encabeçada pelo advogado trabalhista Alberto de Paula Machado venceu a disputa. Na apuração final, a chapa XI de Agosto obteve 10.078 votos, o equivalente a 52,6% dos votos válidos. Votaram 20.030 advogados de todo Paraná.
O percentual da chapa vencedora representa mais do que a somatória das outras duas chapas concorrentes. O grupo OAB Democrática - do advogado Marlus Arns de Oliveira - teve 5.919 votos (30,9% dos votos válidos) e a chapa OAB de Verdade, de Elias Mattar Assad, alcançou 3.163 votos (16,5%).
A chapa de Machado - da situação - venceu em Curitiba e outras 40 das 47 subseções do Paraná, entre elas Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Machado disse que ficou animado com o resultado nos grandes centros. No caso de Curitiba, o advogado comentou que não sabia o que esperar do eleitorado, que acabou lhe dando vantagem.
Segundo a OAB-PR, o resultado oficial só deve ser proclamado em algumas semanas, depois do julgamento de representações em curso e do recebimento de todas as atas originais de apuração das 47 subseções do Interior.
As principais propostas da chapa são elaborar um diagnóstico do Judiciário, a partir da avaliação individual dos advogados; desenvolver uma campanha pela ética e combater abusos e arbitrariedades praticados pelas autoridades. A prioridade, de acordo com Machado, é iniciar o trabalho permanente de diagnóstico do Judiciário. ''Começaremos por esse projeto'', disse.
Machado mantém escritórios em Londrina e Curitiba. Já participou da diretoria da subseção de Londrina. Além dele, integram a chapa XI de Agosto o vice Renato Kanayama, a secretária-geral Eunice Fumagalli Martins e Scheer, o secretário adjunto Aramis Silveira e o diretor tesoureiro Maurício Montanha Teixeira.

mockup