Lula trabalha até sábado mas ministros tiram folga até janeiro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de dezembro de 2005
Agência Estado 
Brasília - O poder tirou folga. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalhará até a véspera do réveillon, mas a maioria dos ministros descansam no recesso de fim de ano. O quadro de pouco trabalho repete-se nos tribunais superiores e no Congresso.
Estão fora de Brasília o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e mais 14 ministros, alguns deles auxiliares diretos de Lula, como os chefes da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Jaques Wagner. Na equipe de Lula, dez ministros trabalham na última semana de 2005, como os do Meio Ambiente, Marina Silva, Educação, Fernando Haddad, e Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, que estavam em Brasília. Ontem, Lula procurou valorizar a atividade nesse fim de ano.
Ele despachou com o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho, e Haddad. O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, entrou de férias hoje e só volta no dia 8. Mantém em segredo o local do descanso. Os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, também estão em férias.
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, está desde quinta-feira da última semana de recesso e só retorna ao trabalho na próxima semana. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, uniu o útil ao agradável. Está em São Paulo desde a semana passada, onde curte o neto recém-nascido.
Os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, de Minas e Energia, Silas Rondeau, da Saúde, Saraiva Felipe, e dos Transportes, Alfredo do Nascimento, também suspenderam as atividades e só devem voltar ao trabalho na próxima semana.
Destoando da maioria dos colegas de Esplanada, Bernardo, Marina e o ministro da Previdência, Nelson Machado, trabalham nesta semana em Brasília.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, passou o Natal com a mãe, na capital fluminense, mas nesta semana trabalha. Ontem, estava em uma reunião na Financiadora de Estudos Projetos (Finep), na cidade. Hoje, deve retornar para Brasília.
Completamente vazio de políticos, o movimento no Congresso era apenas de turistas, que circulavam pelos salões da Câmara e do Senado em busca do melhor ângulo para fotos. Apesar da convocação extraordinária e dos dois salários extras que recebem, os parlamentares continuavam em férias e muitos gabinetes nem abriram ontem. A previsão é de que hoje alguns deputados e senadores cheguem à capital para participar de reuniões da Comissão Mista de Orçamento.
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), é um dos poucos que tem marcado presença neste período de festas de fim de ano. Serraglio chegou ontem e deve passar os próximos três dias na CPI analisando documentos com técnicos.


