Lula retoma liderança da corrida sucessória
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de janeiro de 2006
Agência Estado 
São Paulo - Pesquisa Ibope divulgada esta semana recoloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da corrida sucessória, sejam quais forem os adversários apresentados a 2.002 entrevistados pelo instituto em 143 cidades do País. No levantamento realizado em dezembro, Lula aparecia 6 pontos atrás do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB). Agora, o presidente tem 35% das intenções de voto e Serra 31%, no cenário menos favorável a Lula. Há empate técnico.
A pesquisa, contratada pela Editora Três, inclui 7 simulações da disputa. Lula melhorou o desempenho em todos os cenários. ''De fato há uma recuperação eleitoral do presidente'', avalia a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari. A melhora é resultado de um conjunto de ações positivas do governo, diz ela. ''A liberação de recursos para a recuperação das estradas, a entrevista dada pelo presidente ao Fantástico (da TV Globo, no início do mês), o reforço nas campanhas publicitárias oficiais.''
Na simulação que inclui Serra, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PMDB) aparece com 12%, seguido por Heloísa Helena (PSOL), 5% e Cristovam Buarque (PDT), 1%. Não souberam responder 6% dos entrevistados e 10% declaram votar em branco ou anular o voto.
No cenário com o governador Geraldo Alckmin, que trava disputa aguerrida com Serra para representar o PSDB na disputa, Lula aparece com 38%, seguido pelo governador, com 17%. Nesse caso, Garotinho teria 16%, a senadora Heloísa Helena 6% e Cristovam Buarque 1%.
Se o candidato do PSDB for o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula teria 38% e Garotinho, 15%. Os dados foram levantados entre os dias 12 a 16 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Ontem ao cumprir agenda de inaugurações no Rio, o presidente não quis comentar os resultados de pesquisa eleitoral divulgada pelo Ibope, em que vence seus adversários em seis simulações. ''Não me preocupo com pesquisa. Faz muitos anos que não falo de pesquisa. Nem quando estou bem nem quando estou mal. Pesquisa é uma fotografia que você tira.''


