Lula prepara projeto para o semi-árido
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de abril de 2003
Agência Estado 
São Paulo- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai voltar ao semi-árido brasileiro no final do mês. Acompanhado de ministros da área social, visitará o município de Buíque, a 285 quilômetros do Recife, onde lançará o Conviver, um programa de microcrédito, assistência técnica e pesquisa voltado para pequenos produtores rurais. Será uma espécie de braço do projeto Fome Zero.
Segundo o chefe do gabinete pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho, a viagem ocorrerá no dia 25 ou 26. A data só será confirmada após os acertos da visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Brasil. Lula seguirá para o interior pernambucano logo depois de encontrar-se com Chávez.
A primeira viagem de Lula à região do semi-árido ocorreu em janeiro, quando ele levou seus ministros até a Vila Irmã Dulce, na periferia de Teresina. Na ocasião visitou também Brasília Teimosa, favela do Recife, e o município de Itinga, no semi-árido mineiro. Inicialmente o presidente iria até Guaribas, no interior do Piauí, onde o Fome Zero foi lançado, mas acabou cancelando a viagem por causa das dificuldades de locomoção.
Segundo o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, Buíque foi escolhida para o lançamento do programa por causa da pobreza no campo. O município já foi um distrito de Garanhuns, terra natal de Lula.
Dos 44 mil habitantes da cidade, pelo menos 28 mil moram na zona rural. O governo estima que, só no Nordeste, existam pelo menos 1,2 milhões de agricultores vivendo abaixo da linha de pobreza.
O governo quer, com o Conviver, atender a demanda do Fome Zero com produtos locais. Além de financiar os pequenos agricultores - Lula anunciou a liberação de pelo menos R$ 4 bilhões para a agricultura familiar -, o projeto também dará um seguro-seca: se o pequeno produtor perder sua plantação por causa da falta de chuva, receberá uma bolsa de R$ 475. Segundo Bianchini, a idéia é atender até 500 mil famílias no semi-árido nesta safra. ''O cadastramento já começou'', disse ele.
Eleições - Hoje, Lula estará em São Paulo para um evento com sindicalistas. Segundo sua assessoria de imprensa, ele deve passar pela reunião da executiva nacional do PT. O partido pretende discutir as eleições municipais do ano que vem. A principal preocupação é com a capital paulista, onde a prefeita Marta Suplicy enfrenta rejeição da população. Para ''dar uma força à prefeita'', segundo interlocutores, Lula anunciou sua candidatura à reeleição em um evento na semana passada.


