O ataque em um colégio estadual de Cambé (Região Metropolitana de Londrina), na manhã desta sexta-feira (19), gerou reações das principais autoridades do País. O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Twitter, em que falou sobre a tristeza e indignação com o caso no Norte do Paraná.

“Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar", afirmou.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre o episódio durante um evento em Maceió, Alagoas. “Mais uma vez vemos a violência de manifestando num local sagrado para crianças e suas famílias, que é a escola. Para quem tem o coração dedicado a uma causa, isso é uma notícia muito triste. Quero, em nome do Governo Federal, mais uma vez manifestar solidariedade às famílias”, destacou.

O governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial no Paraná de três dias. “É um dia de tristeza. Estamos apurando, os secretários de Segurança Pública e da Educação estão acompanhando in loco. Nos solidarizamos com a família e a comunidade escolar.”

DOM GEREMIAS

O arcebispo metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz, também se manifestou por meio de nota. "Com profundo pesar, a Arquidiocese de Londrina, por meio da Comunidade Mãe do Divino Amor, Comunidade Santa Terezinha e o padre Luciano Macedo – SAC, se solidariza com os familiares, amigos, alunos (as) e professores (as) das vítimas do ataque ao Colégio Helena Kolody, em Cambé – PR, nesta manhã de segunda-feira, 19 de junho de 2023. Pedindo ao Pai o conforto necessário neste momento de dor."

"A vida é dom precioso de Deus, tratada pela Igreja com zelo e cuidado em todos os seus momentos. Por isso, essa tragédia nos atinge profundamente e nos faz estar juntos de cada um (a) que chora a morte desse inocente. No momento da morte é Cristo quem vem nos pegar pela mão e nos levar até Ele. Rezemos uns pelos outros, para estarmos prontos, para abrirmos a porta com confiança ao Senhor que vem", diz outro trecho da nota. "Que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da Arquidiocese de Londrina, que acabamos de celebrar, alcance, com o seu amor infinito, a cada vítima desse ataque brutal e desumano."

LEIA TAMBÉM:

Estudante é morta em ataque contra colégio de Cambé
Professor que imobilizou atirador em Cambé passou por treinamento

DEFENSORIA SE COLOCA À DISPOSIÇÃO

A Defensoria Pública do Paraná também se manifestou, lamentando o ato de violência e prestando solidariedade às famílias das vítimas. "Um ato como esse provoca impactos graves, não apenas nas vítimas, mas também em toda comunidade escolar da cidade", ressalta. A DPE-PR se colocou à disposição para oferecer orientação jurídica às famílias da comunidade escolar da região. Mais informações pelo telefone (43) 9 9637-8952.

****

atualizado às 16h41