Maputo, Moçambique - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem o aumento do salário para o Executivo e disse que, em 2002, o Congresso fez ''uma sacanagem'' com ele, ao aprovar o aumento para a Câmara e Senado e não para o presidente da República. ''Eu não reclamei porque, no dia 2 (de janeiro), o presidente do Senado, que era o Ramez Tebet, me procurou para dizer: 'presidente, tem uma brecha para a gente dar o seu aumento'. E eu respondi: 'olha, meu filho, pode deixar para lá porque eu não quero como primeira medida um aumento do presidente. Fique tranquilo''', contou Lula, em entrevista após jantar com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e ao ser questionado sobre a possibilidade de ser votado pelo Congresso o aumento para o Judiciário e para o salário de presidente.
Irritado, Lula respondeu: ''Vamos diminuir o ímpeto pra a gente entender. Não há nenhuma novidade de que, no final de uma legislatura, eles aprovem o salário para a próxima legislatura. Isso é da Constituição. Somente no meu mandato eles fizeram uma sacanagem comigo, em 2002, aprovaram (aumento) só para a Câmara e para o Senado''.
Lula disse que o ''Congresso tem de aprovar o salário para a próxima legislatura e, consequentemente, tem de aprovar o salário do Executivo''. ''É o mínimo que eu espero que eles façam, com a coragem de dizer publicamente o que eles acham que deve ser o salário do deputado, do senador e do presidente da República. É muito justo e necessário porque, se não fizer agora, não irá fazer mais'', completou.
Reportagem publicada ontem pela Folha de S.Paulo mostra que deputados e senadores já defendem aumentar os próprios salários e, de quebra, reajustar também o da presidente eleita. O ''pacote de bondades'' planejado pelos congressistas surge no momento em que Dilma orientou sua equipe de transição a tentar barrar no Congresso reajustes para o funcionalismo que impliquem em rombo no Orçamento de 2011. Eles alegam que os salários do Executivo e do Legislativo estão sem aumento há cerca de três anos e que a inflação no período foi de 17,8%, mas por ora não falam em percentuais.

mockup