Manaus - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem a terceira unidade de processamento de gás natural da Petrobras, na região de Urucu, a 650 quilômetros de Manaus (AM). Durante discurso, ele cobrou empenho de setores da administração pública e da sociedade para a retomada do desenvolvimento e do crescimento econômico do País. Lula disse que se houver disposição, mesmo sem dinheiro é possível realizar projetos. O presidente inaugurou ainda um restaurante popular, em Manaus.
Lula defendeu que os governantes brasileiros tenham disposição para colocar ações em prática ao invés de ficarem lamentando a falta de recursos orçamentários. ''Se você ficar sempre dizendo que tem ou não tem dinheiro, você nunca vai conseguir fazer. De vez em quando você tem que botar a cara para apanhar e dizer: ''eu vou fazer, independentemente de qualquer coisa'', enfatizou.
Lula admitiu que, muitas vezes, as ações demoram a se tornar realidade quando estão vinculadas a recursos públicos. Mas ressaltou que ''é possível fazer as coisas quando há disposição.'' O presidente mencionou o empenho dos empresários que investiram no gasoduto de Urucu e se mostrou orgulhoso diante da obra finalizada. ''Passei parte da minha vida tentando levantar a auto-estima do nosso povo, eu hoje saio daqui muito mais orgulhoso. E muito mais orgulhoso não apenas porque estamos inaugurando isso, mas pela qualidade do trabalho que vocês prestam, pela riqueza do trabalho'', ressaltou.
O presidente disse que espera, em 2006, retornar a Urucu para inaugurar o término das obras de construção do gasoduto, numa demonstração do empenho dos empresários em investirem em obras importantes ao país - mesmo situadas em localidades distantes.
''Chegar aqui, a mil quilômetros de distância de Manaus, no coração da Amazônia, e encontrar uma empresa brasileira produzindo o que vocês estão produzindo, com a qualidade da consciência de preservação que vocês estão tendo, inaugurando uma unidade de processamento de gás, é uma coisa que me deixa orgulhoso'', resumiu.
Já o chamado Prato Cidadão, o restaurante popular de Manaus é o primeiro de seis que serão feitos no Amazonas como resultado de uma parceria do governo estadual com a Coca-Cola. Quando começar a funcionar regularmente servirá 500 refeições diárias, com 1200 calorias máximas.
A solenidade, organizada pelo governo do Amazonas, teve a participação de 100 pessoas, mas incluiu apenas dez consideradas como clientes em potencial para aproveitar as refeições que serão servidas a R$ 1. Desses dez ''convidados populares'', dois não apareceram. Um terceiro, José Bernardino da Silva, se cansou de esperar pela chegada de Lula e foi embora antes da solenidade.
Depois da inauguração, Lula almoçou com o governador Eduardo Braga (PPS) no Palácio Rio Negro. Em seguida, o presidente visitou a Unidade Conjunto Habitacional Dona Amine Lindoso e o Lar Sandra Braga, no bairro Colônia Antonio Aleixo, na zona Leste da cidade.

mockup