Lula ataca defensores de investigação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de junho de 2005
Folhapress 
Brasília - No momento em que enfrenta a pior crise de seu governo, com suspeitas de irregularidade em diferentes esferas da União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou ontem aqueles que, segundo ele, somente incentivam as investigações e o combate à corrupção de terceiros, num recado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ontem visivelmente cabisbaixo durante cerimônia de posse de Antonio Fernando de Souza na Procuradoria-Geral da República, Lula se disse ainda ''magoado'' ao ver pessoas serem ''execradas'' sem provas e prometeu jamais solicitar ao novo procurador-geral para que algum processo seja ''engavetado''.
O procurador-geral nos anos FHC (1995-2002), Geraldo Brindeiro, era chamado pela oposição da época de ''engavetador-geral da República'', apelido que renega. ''Este país tem hábitos, tem vícios, tem costumes que precisam ser retirados da nossa vida. Todo e qualquer brasileiro é favorável ao combate à corrupção nos outros, não nele. Todos os brasileiros são favoráveis à investigação dura nos outros, não neles'', afirmou o presidente.
Atualmente, no Congresso, os partidos de oposição ao governo federal, liderados por PSDB e PFL, tentam bloquear a possibilidade de investigações, via CPI, do processo de privatização das estatais e da suspeita de compra de votos para aprovar a emenda que permitiu a reeleição de FHC.
Em sua fala, Lula enalteceu o trabalho e a ''independência'' do Ministério Público. E elogiou a atuação de Fonteles nos últimos dois anos, citando sua ''isenção'' e colaboração nas ações da Polícia Federal no combate à corrupção e ao crime organizado.


