Lula afirma que economia caminha para a UTI
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de agosto de 2002
Agência Estado 
Rio de Janeiro O candidato do PT-PL à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou ontem que a economia brasileira está caminhando para a UTI. ''O problema não é apenas recuperar a economia, é fazer com que ela volte a crescer'', ressaltou Lula, durante encontro com pequenos empresários da zona oeste do Rio de Janeiro.
Ele centrou sua palestra nos problemas econômicos do País e comentou que, com a atual política de juros altos, ''nenhuma economia do mundo pode crescer''. O petista disse, no entanto, que está otimista que o País não vai quebrar como a Argentina ou a Rússia: ''Acredito que a gente pode recuperar nossa economia.''
O candidato atacou, ainda no Rio, a supervalorização dada hoje aos ''yuppies do mercado'' e a atitude ''colonizada'' da elite brasileira. ''Não há mais povo ou problemas sociais. Agora, é só o yuppie do mercado que fala, como se fosse um Deus onipotente que pudesse decidir tudo'', disse durante palestra na Associação de Defensores Públicos do Estado.
Lula prometeu que, se eleito, conseguirá instituir um novo contrato social e mudar a dependência brasileira em relação ao mercado. ''Nós entendemos que isso tem de mudar para que a gente possa, ouvindo a sociedade, tentar consertar o Brasil'', declarou o petista.
Também na capital carioca, o líder das pesquisas de intenção de voto recebeu o apoio de 300 artistas, cientistas e intelectuais. O candidato voltou a dizer que aceita com ''muito orgulho'' o apoio do ex-presidente José Sarney (PMDB): ''Com exceção do Collor, qualquer outro ex-presidente pode me apoiar que vou aceitar. Se Sarney tivesse optado pelo Serra, alguém estaria perguntando se era bom ou ruim? Essas perguntas são para me provocar.''


