Catalão (GO) - Prevendo mais dificuldades e falta de consenso em pontos importantes das duas reformas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou na sua intenção de levar ao Congresso os projetos da previdenciária e tributária, acompanhado dos governadores, após o encontro marcado para hoje. Ele disse que ''quem sabe'' fará isso apenas na próxima semana. Inicialmente, diante do resultado positivo do primeiro encontro com os governadores, a idéia de Lula era fechar os textos das reformas já na segunda reunião e enviá-los ao Congresso no mesmo dia. Só que nos últimos dias surgiram críticas dos governadores e novos pedidos de medidas que podem impedir um consenso no encontro de hoje.
Em discurso ontem na inauguração de um complexo minero-químico em Catalão (GO), Lula afirmou que a reforma previdenciária é necessária para que o país pare de gastar ''mais da metade'' de seu dinheiro com aposentadorias no lugar de investir. Pediu ainda ''desprendimento'' de setores políticos, empresariais e sindicais. Segundo ele, seu projeto de governo é da sociedade, não do presidente.
''Amanhã (hoje) teremos outra reunião e, se Deus quiser, marcaremos a data em que iremos dar entrada das políticas de reformas tributária e previdenciária no Congresso Nacional'', disse Lula. E completou: ''Quem sabe daqui a uma semana estaremos, eu, os 27 governadores, os líderes dos partidos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (...) atravessando do Palácio do Planalto para o Congresso Nacional.''

mockup