LUIZ GERALDO MAZZA
Redundância inevitável
Uma queixa geral sobre a Laja Jato da parte dos seus críticos, muitos em plena baba, é a que tem o traço de midiática e voltada para a espetacularização. Para um país que sempre tolerou a impunidade dos poderosos, empresários e políticos articulados, é óbvio que o seu simples processamento já teria a medida do espetáculo, o que se tornaria mais insólito ainda se houvesse prisões.
Semana passada aquele que mais vezes ocupou a Fazenda no lulodilmismo, Guido Mantega, foi preso sob fundamento de confissão do empresário Eike Batista de que tomara milhões, em operação internacional, vinculada ao casal Mônica-João Santana, para cobrir despesas com a campanha presidencial do PT. Nem a soltura, após cinco horas, do ex-ministro acalmou a ira do lulopetismo, insistindo nos chavões monocórdios de sempre: autoritarismo judicial dotado de um sentido fundamentalista, messiânico.
Pois esta semana foi aberta com a prisão de outro ex-ministro da Fazenda e Casa Civil, desde a tarde de ontem preso em Curitiba, Antonio Palocci. Na gestão Dilma, foi alvo daquela operação chamada de "faxina" sob acusação insinuada de ser beneficiário de um desproporcional crescimento patrimonial .
Se no Brasil a prisão de um delegado de polícia, e isso aconteceu aqui com aquele Prosdócimo num caso de homicídio do chargista Leon Eliachar a mando de um vereador de Pitanga, já é um escândalo, que choca a comunidade habituada à acomodação, imagine-se quando sucedem prisões de ex-ministros e de dirigentes das maiores empreiteiras das Américas. É, portanto, da essência do acontecimento a medida do espetáculo, a força midiática do evento, tornando-se ociosa redundância buscar defini-lo e enquadrá-lo. Daí também todas as formas de conspiração, primárias ou intelectualizadas, para tentar represar essa onda que ameaça botar o Brasil em outros trilhos e, quem sabe, colocar sob ameaça o hábito sistêmico da fraude e da corrupção como expressão do modo de ser da política.
Quase um mês
A greve bancária chega hoje ao seu 21º dia com sua caudal de efeitos principalmente para aqueles de baixo acesso à cultura digital e percebe-se na frieza calculada dos banqueiros algo, como se fosse um ato de defesa dos seus clientes para que seus custos operacionais não subissem de forma excepcional. Já era tempo de os tribunais do Trabalho criarem rotinas de salvaguarda do público que impusessem cotas mínimas de operadores nas instituições, como nos casos de greve ou locaute de ferroviários, metroviários e ônibus. É verdade que o acesso tecnológico tirou muito da capacidade de pressão dos bancários com a internet e os caixas eletrônicos e facilitado ainda pelo funcionamento de agências lotéricas como sucedâneo e qualquer restrição com esse tipo de ordenamento implicaria praticamente no bloqueio ai exercício legítimo do direito de greve.
De outro lado, com o surgimento de agências virtuais e da massificação da tecnologia a profissão ganha um sinal de fim de linha, como já se deu com tantas outras atividades no setor terciário da economia. Quem sabe essa desoladora visão é que dá esse empuxe dramático a greves tão demoradas e de difícil negociação para que se obtenha aquilo que é mais difícil num país em crise: conquistar reajustes acima da taxa de inflação acumulada, fator detonador da alta geral dos preços, condicionante de todo o processo.
Massacre
Segundo levantamento da área de segurança, referentes a 2015, nada menos de 36 crianças são vítimas de violência diariamente no Paraná. Tragédia com medida semelhante a que expõe as mulheres no machismo brasileiro e com origem às vezes comum do ambiente doméstico.
Prevaricação
Se a prefeitura tinha conhecimento do desaparecimento de objetos da Casa Klentz, que sugere estar na chácara de Rafael Greca, há tanto tempo, é visível que praticou, no mínimo, o delito de prevaricação. Isso faz lembrar do ocorrido no caso Ferreirinha, que elegeu Requião, em que o governador Alvaro Dias mandou o suposto pistoleiro, autor de inúmeras mortes, ao comitê do PMDB e não à delegacia de polícia. Advogados de José Carlos Martinez suscitaram à época essa questão. O TRE se precipitou ao cassar Requião por unanimidade sem incluir o vice Mario Pereira, no procedimento como litisconsorte necessário e perder prazo que levou o processo à perda de objeto na instância superior.
Folclore
Descuido de Ângelo Vanhoni num debate com Cassio Taniguchi sobre o Procel, programa de eletrificação urbana, foi apontado como causa da derrota na eleição de Curitiba, já que o PT tinha levado o primeiro turno. Agora situacionistas apostam na frase de Rafael Greca que vomitou por causa do mau cheiro de um pobre. Eleição não se decide só por odores, mas também pelos humores do eleitorado que deseje acabar com a pobreza ao seu estilo, eliminando-a no tapa e não por etapas ou ainda erigindo o monumento do cavalo vomitador na frente da Igreja da Ordem como um sinal de resistência à exclusão. Aos políticos sempre interessou a existência dos pobres e não a sua supressão, um caso de sordidez clássica.





