Tesouro deprimido
Mostramos, à saciedade, que um dos maiores problemas estaduais é o imobilismo de sua Dívida Pública: não apenas vigaristas, como os que fizeram a Operação do Clube dos 60% (em que o contribuinte pagava o total devido e recebia 60% de volta), mas também a classe política, especialmente em safra eleitoral, ao botar um olhar de cupidez nesse manancial eleitoral de primeira ordem.
Como em época eleitoral é comum a venda de serviços, até os sonegadores, no seu legítimo direito cívico da livre escolha, fazem suas apostas em certas candidaturas, especialmente aquelas que podem servi-los de forma indireta ou direta. Da mesma forma que é condenável um governante fazer uso desse tipo de situação para pressionar contribuintes, ou obter algo em troca, também pega mal a adesão eleitoral com a promessa, de se eleito, facilitar as coisas para o sonegador. Parece coisa de teatro do absurdo, mas não espanta ante as artes criativas dos Macunaímas da política e da administração.
A campanha eleitoral não suspende, o que seria um absurdo, o cumprimento da lei e essa manda sancionar as lesões ao erário como o não recolhimento dos tributos regulamentares, mas certamente se houvesse uma ação coordenada e com ênfase é claro que se acusaria a suposta distorção como "terrorismo fiscal". Da mesma forma que na 2ª Guerra Mundial o padeiro e o leiteiro da Alemanha entregavam a mercadoria em horários fora do bombardeio, é possível cobrar impostos devidos, inclusive os inscritos na Dívida Ativa, desde que respeitadas as regras de comedimento e discrição. Não consta que a Receita Federal fique inibida, por causa da eleição, de cumprir o seu dever.

Queda
Segundo o DataCenso, o comércio da Capital teve aumento de 2% em maio e queda de 14% em junho em função da Copa. Era sabido, desde o início, que só na cabeça dos promotores, aqueles aspones públicos e privados que decantavam os supostos efeitos cumulativos do evento (bombeamento do turismo e das vendas), havia tal perspectiva triunfal. Embora razoável a taxa média de ocupação nos hotéis e pousadas em torno dos 60%, a movimentação em restaurantes foi fraca e o agito ficou para bares, bistrôs, petiscarias e lanchonetes, estes, sim, os maiores beneficiários.
É cedo ainda para uma avaliação criteriosa de como a Copa estimulou e em alguns casos retraiu atividades, mas ela virá para compor a contabilidade do chamado legado do mundial de futebol com obras inconclusas e algumas sequer iniciadas ou ainda as que caíram como o viaduto de Belô.

Avanço
Pela vez primeira a Casa do Estudante recebe mulheres, tabu histórico, mal compensado pela existência de uma que as atendia em recinto exclusivo. Curitiba era tida como tão conservadora que avanço aqui era apenas o nome de desodorante famoso.

Bronquinha
Licença provisória dos taxistas do aeroporto de Afonso Pena foi suspensa por ordem judicial e ontem a categoria (que já foi acusada de monopólio) estava entregue a protestos.

Bens
A declaração de bens dos candidatos nas eleições majoritárias e proporcionais é alvo das maiores gozações. Há alguns que cada vez ficam mais pobres e poderiam até andar em andrajos ou como moradores de rua pelo que relataram.

Folclore
A derrota para a Alemanha mexeu com o anedotário. Um cidadão, ao sair para urinar, viu que haviam sido feitos nada menos de cinco gols. Penitenciou-se conformado de que seria pior se buscasse o banheiro para outra necessidade.

Vietnã
Violência abate 8 por dia no Paraná. Antes de Beto Richa eram quase 9.

mockup