A grana acabou!
Como as pressões corporativas aumentam em ano eleitoral, cabe tanto ao governador Beto Richa como ao seu secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, dizer claramente que não há como atendê-las sem atingir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sem eufemismos e tergiversações, sabendo os demandantes que greve não é uma cornucópia que gera dinheiro mágico.
Serve para os professores, área de saúde e magistrados, estes com esse tal de auxílio moradia, um recurso para ocultar aumento de salário. Ocorre, porém, que se declarar essa verdade, aquela suposta de que a União o persegue, e isso para atingir a Gleisi Hoffmann, ficará anulada ou, no mínimo, atenuada.
Haja acrobacia mental para sustentar a tese persecutória e desmontá-la à primeira arregimentação de barnabés comuns ou da altíssima hierarquia. Há coisas que só soluções traumáticas resolvem: tabagista só larga o vício se um médico demonstrar o avanço das doenças circulatórias e pulmonares. Assim também essas reivindicações, por mais justas que sejam, como a dos mestres, pela hora atividade de 33%, se enquadram em parâmetros inviáveis na atual conjuntura fiscal. Sabendo-se que o dia, a semana, o mês ou o ano inatividade da greve é ineficaz pela circunstância elementar de inexistir grana, cascalho, bufunfa.

A perda
O Paraná desde sábado padece com o falecimento do mestre Belmiro Valverde, seguramente a mais densa massa crítica da atualidade e com visão urbi et orbe.
Além das obras escritas deixa, em pleno movimento, uma utopia pessoal, a escola que montou, com ajuda de amigos, de primeiro mundo para crianças pobres da periferia de Piraquara. Essa praxis vai muito além daquela doutrina de Dewey de que a escola pública foi a maior invenção da democracia e que é um dos esteios do Estado de Bem Estar. A unidade de Piraquara é pública sustentada pelo setor privado,incluindo a didática do Bom Jesus.
Belmiro já havia provado nos poucos meses em que cuidou da Educação como secretário da área, governo Alvaro Dias, que tínhamos mais crianças em salas integrais do que o Rio de Janeiro mesmo com seus Caics e a pregação de Brizola e de Darci Ribeiro.
Na gestão José Richa como homem do planejamento deu respostas precisas na questão da pequena escala ou da tecnologia apropriada, fundamentos doutrinários da época, e também no item da democracia participativa. O dever do conjunto da sociedade é responder vigorosamente, por sua contribuição, pela continuidade de sua experiência pedagógica de Piraquara para repeti-la, com os mesmos fundamentos, em outras unidades federativas.

Muda
A direção da SBT regional extinguiu o Jornal da Massa. Mais atrofia no mercado de trabalho.

Segurança
Ainda a crise financeira: o governo não está pagando as promoções de delegados e também não consegue, por inexistência de recursos, nomear os 345 aprovados em concurso. Levantamento recente mostrou que o Paraná é a unidade da federação com menor número de delegados em relação à população. Mas isso não sensibiliza o governo, impotente para agir.

Folclore
Na vara de família o juiz perguntava a uma testemunha se havia alguma restrição ao comportamento da esposa, alvo de separação judicial. O depoente que não consegue entender o linguajar da autoridade, cheio de cautelas, após muita hesitação afirma: "Não sei direito o que o senhor deseja saber, mas se é que ela era ou não dadeira pode ser que era. Dadeira".

mockup