LUIZ GERALDO MAZZA
Mais gozação
O circo do metrô (o único e verdadeiro é aquela casa de espetáculos da avenida Cabral) vai ser em fascículos que nem novela. A revelação da tarifa técnica é a maior prova de açodamento e demagogia: em primeiro lugar por ter sido fixada em valor inferior à "calculada" pelo prefeito Ducci e, como dizia Cantinflas, segundamente por ser gerada sem a mínima noção de custos.
O metrô de Curitiba está para o trem-bala da Dilma na mesma proporção e também por ser desdobrado em capítulos e num deles os consórcios interessados queriam que a apropriação dos custos fosse feita como se os vagões operassem absolutamente vazios. É o capitalismo à brasileira como se viu também nos aeroportos e na Copa onde a grana pública é mais sustanciosa que a particular.
Há um halo que cerca os heróis, santos e dirigentes políticos como se dava com Juscelino: você sentia nele a determinação dos patriarcas bíblicos quando desenhava no horizonte não apenas Brasília, mas a chegada das montadoras e tudo o mais. Não detecto essa luz quando avisto os dirigentes atuais envolvidos com a buraqueira da cidade, as calçadas estouradas, os rios podres, o empurrar com a barriga o problema do lixo, enfim os que se batem com a interminável Linha Verde (e quando pronta será seguramente pior) e as cenas de comédia pastelão da nossa engenharia com o singelo desalinhamento das estações-tubo que parece uma cena dirigida pelo Jerry Lewis.
O botão
Está aqui o botão, agora só falta pregar um terno nele. É o que se dá com a Arena da Baixada, pois ontem a Copel concluiu as duas linhas de alta tensão. Agora, irmãos, só falta o estádio. Apenas.
O pavão
Sumiram bichos do Passeio Público entre eles um pavão. É como se os nossos dirigentes políticos deixassem de aparecer nos telejornais ou senadores não desfilassem o seu narcisismo na tribuna da Câmara Alta. Há uma antiga marcha de carnaval que talvez explique "A galinha botou um ovo azul// o fato causou sensação// o galo não foi na conversa// no dia seguinte matou o pavão"//.
Vestiba
Quase um clima de vestiba entre taxistas: 2.143 se habilitaram, mas a Urbs só aceitou 1.909, dos quais extrairá os 750, nessa etapa da proposta técnica. Será inevitável o ranger de dentes e as denúncias. Mexeram num vespeiro de interesses clânicos e pactuais. Muita água passará por baixa do ponte com alguns "troços e capitães".
Folclore
Como sempre alguns presos indultados em Natal e Ano Novo, agora em 118, cerca de 5%, não retornaram. Muitos deles sem conseguir o que pretendiam: trato igual ao atribuído aos mensaleiros da Papuda.
História
Tanto as comissões da verdade como os pronunciamentos de vítimas de 1964, agora revitalizados com a notícia de que Kenedy estava de olho na situação (queriam o quê que o Brasil com suas dimensões continentais fosse olhado com algo desprezível geopoliticamente depois da ruptura cubana?) são formas de revisão histórica. Por favor como está para sair mostra das Diretas Já não repitam a sandice de que o maior comício na Boca Maldita foi aquele. Sou testemunha do de 1950, campanha de Getúlio Vargas, comício da sacada do Braz Hotel, em que havia quase 80 mil pessoas ao longo da Avenida e Rua XV apanhando gente desde a Praça Osório até a Marechal Floriano. E sem showbiz com a atração centrada no caudilho adorado.
Poluição
Urge logo uma explicação do IAP sobre a baixa poluição das praias (o último boletim dava apenas três pontos impróprios quando, há alguns anos, passavam de 20 e até de 30). Mudaram os critérios ou a coisa melhorou mesmo?
Eróticas
Quanto mais você se lubrifica, mais lúbrico fico.





