Inércia pesa
Uma advertência importante do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, foi a que há um peso anual de 2 a 3%, de caráter inercial, na folha do pessoal por prêmios, promoções, atrasados. E isso ficou evidente agora com a negociação que o professorado fez com o governo em seu dia de luta (os 25 anos das bombas contra o magistério no Centro Cívico) em torno de R$ 48 milhões de reajustes, promoções e progressões, atrasados enfim, que serão pagos em folha suplementar este mês, até o dia 10, e o restante na folha de setembro.
Assim é bem possível que essa inércia referida tenha até, em determinadas circunstâncias, uma faixa bem maior do que o enunciado. Os professores saíram às ruas e conseguiram seu intento. No momento quem está acampado diante do Palácio Iguaçu é a classe dos guardas presidiários com uma bem nutrida faixa de reivindicações.
Como se não bastassem os problemas visíveis, anuncia-se que no acordo de acionistas do governo com a Sanepar o poder público teria perdido mais de R$ 358 milhões, conforme vozes de oposição. Os ralos são muitos. E as evidências se multiplicam: não pagamento de alugueres com ameaça de despejo à Secretaria de Segurança, inadimplência nos Correios e pequenos detalhes como atraso no pagamento de água na Secretaria de Esportes por quatro meses com associações e federações sem receber haveres e ainda por cima o abandono do serviço da empresa terceirizada de segurança no ginásio de esportes do Tarumã há meses.

Polo
Segundo a revista Ideias, Curitiba é polo de lutas marciais (Anderson, Vanderlei, Maurício Shogum) como o é também das cervejas artesanais (gente do Brasil inteiro vem aqui por existir cursos de "cerveja de panela"), de barcos médios de pesca e bandas de garagem. Segundo o maior escritor da praça temos a maior concentração de chatos por metro quadrado. Conforme Sartre, os chatos seriam, como o demônio, os outros.

Ônibus
O cartel dos ônibus de Curitiba e Região Metropolitana argumenta que nada tem a ver com as trapalhadas da Urbs em editais da concorrência de Beto Richa quando prefeito. Alerta que qualquer medida anulatória será respondida com ações de indenização e lucros cessantes. Aliás a simplificação que vereadores fazem do assunto não revela a complexidade da distinção entre ato nulo e anulável, algo menos singelo do que a androgenia do anjos.

Decisão
Tenso o ambiente no Ministério Público diante do questionamento do Gaeco quanto à investidura do procurador de Justiça Cid Vasques, e de sua suposta interferência nas ações investigatórias daquele órgão. Tentativa também de esvaziamento do Gaeco houve no governo Requião que discutia a convocação de policiais civis e militares para suas tarefas. Mesmo as acusações de abusos do organismo não tem afetado a imagem e a consistência de sua atuação apoiada pela opinião pública, evidenciada na derrubada da PEC 37 nacionalmente. A delicada decisão do Conselho do Ministério Público sai na semana que vem.

Folclore
Num congresso universitário há uma proposta para que estudantes não paguem passagens em ônibus, precursores do "passe livre" e do "pula catraca". Como ela vinha da direita, a esquerda, representada pelo estudante de engenharia, Silva Té, incluiu emenda aditiva pleiteando a gratuidade também nos funerais. A direita, enfurecida com o projeto, tratou o proponente como um desagregador, mas ele respondeu: "O incrível é que vocês, defensores do primado do espírito, se mostram tão terrenos com a gratuidade nos ônibus e bondes, enquanto nós vamos mais longe do que o transporte durante a vida e cogitamos, transcendentalmente, de transporte depois da morte!".
Esse tempo precedia a fase mais beligerante que viria com o agravamento da Guerra Fria, onde até ameaça de armas substituíam as farpas espirituais.

mockup