Pesquisas nonsense
Em plena entressafra, quando nem candidaturas estão ainda definidas, qual o valor atribuível às pesquisas eleitorais, mesmo quando revelam que mais de 70% dos ouvidos não estão nem aí com a questão? Obviamente o beneficiado é quem está no governo e já havia pesquisa no sentido de que não fora contaminado pelo ulular das ruas de junho. Mostrar, por exemplo, que Ratinho ganha de Beto Richa em Curitiba e Região Metropolitana é tão óbvio quanto um teste entre Gustavo Fruet e o governador na mesma área, mesmo que o prefeito evidenciasse sinais de desgaste. Daí para a sonhada composição entre Beto e Ratinho na chapa oficial é imaginar uma vitória inevitável e o favorecimento daquele grupo "betificado" do PMDB com a atração dele para riscar de vez Requião do mapa e evitar um confronto com o governador.
Ratinho teria interesse num partido de mais caciques do que índios, logo ele que se mandou do PPS por não querer dividir espaço com o terrateniente Rubens Bueno? Para o governo a pesquisa vem no momento certo quando a ação do Gaeco ameaça botar boa parte da polícia na cadeia entre os que mordem e torturam.

Porto
Não é só o empresário João Carlos Ribeiro que pretende explorar área de sua propriedade no Pontal como um superporto de contêineres, que conta no "Poço" com o melhor calado da região. Há um outro projeto, trabalhado em bastidores, de uma tal Companhia Docas do Paraná que exploraria uma outra área.
É muito sonho para um pesadelo permanente quando se encontra tanto embaraço para o singelo ato da dragagem da baía e dos berços de atracação dos portos atualmente existentes.

Atraso
Há sinais, cada vez mais evidentes, de que o governo estadual terá extrema dificuldade em pagar as três folhas do funcionalismo de novembro-dezembro-13º pelo fato de que não faz, como Requião (aí o mérito era do secretário Arzua), a provisão duodecimal do abono de Natal via IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Lembra Hauly que mesmo sem aumento salarial há um crescimento inercial de 2 a 3% em prêmios, promoções e férias. Desde 2009 o Paraná elevou em R$ 4,8 bilhões o dispêndio com pessoal e parece inexistir qualquer esforço para deter essa espiral ainda mais em tempos pré-eleitorais.
Ademais o governo está travado em investimentos e na derradeira reunião do Confaz, Conselho de Secretários da Fazenda, apurou-se que vinte unidades federativas superaram 90% do limite prudencial da LRF, Lei de Responsabilidade Fiscal. O caos é geral, a choradeira generalizada.

Conflito esperado
Quando Fruet decidiu mexer na regulação dos táxis não esperava tanto conflito por causa das várias condições dos interessados frotistas, autônomos, empregados, tanto que dois sindicatos, um empresarial e outro de empregados, tentam ocupar o mesmo espaço com ambições diferenciadas.

Folclore
É perfeitamente possível que entre os protestos de junho condenando as supostas representações das massas - da política à partidária e à sindical - houvesse uma voltada contra pesquisas eleitorais ou de comportamento, já que feitas por amostragem não expressam o entender das maiorias. E até hoje é mais fácil alguém ser abordado pelo Bob Hope do que pelo Ibope.

Raciocínio
Prefeitura que não termina em dez anos a Linha Verde, que leva meio ano para acertar a ponte sobre o Rio Atuba e que consome a eternidade está apta a fazer o tão decantado metrô no prazo e custo estimados?

mockup