LUIZ GERALDO MAZZA
Estado comanditário
Está certo que se tornou inviável, em nossa cultura político-administrativa, a sobrevivência do Estado Provedor, que apenas figurava no discurso e não na praxis de Roberto Requião. Mas a inércia estatal, que rejeita qualquer ato de administração direta, parece ter transformado o governo numa espécie de gestor comanditário, isso é dos negócios públicos de empreiteiras, fornecedoras de materiais e prestadoras de serviços, alguns deles fora de qualquer controle como o ICI, Instituto Curitiba de Informática, do qual a cidade é refém.
Quando os neoliberais em campanha para que o governo se limitasse a funções específicas na área social (educação, saúde e segurança), núcleo que nada tem de pequeno, usavam a expressão ''Estado Mínimo'' para definir sua anti-utopia como uma síntese ideológica dos seus propósitos. Estado, como o brasileiro, que tem empresas como a Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, Embraer e Caixa Econômica está longe de ser mínino como de resto se dá no Paraná com Copel e Sanepar. Aliás Estados Unidos da América e Europa, quase de um modo geral, estão longe do minimalismo teórico, isso sem falar nos socializados do Welfare State como a Suécia em que a prestação de serviços públicos é quase total, abrangente.
Por isso mesmo se torna indispensável uma sociedade mais alerta no caso paranaense onde os negócios fluem sem transparência tanto em concessões de rodovias e gasodutos como no tal do ''Tudo Aqui'', um decalque gigante das ruas da cidadania criadas por Rafael Greca sem objetivo lucrativo.
ONGs, o mistério
Não se sabe, de outro lado, quando o Brasil deixará a condescendência com que trata as chamadas ONGs, organizações não governamentais. Tanto nos misteriosos repasses, via governo, para o MST por exemplo como em todos os demais flancos, inclusive o da ecologia e os voltados à proteção social. É o que se percebe nessa situação complicada de adoções em São João do Triunfo que felizmente vai ser agora alvo de análise no Conselho Nacional de Justiça e também do Conselho do Ministério Público para apurar possível envolvimento da estrutura do Poder Judiciário nessa ocorrência. Não bastasse o havido em Londrina e em todo o Paraná com ONGs ligadas à educação temos agora mais esse alertamento.
Semeadura ruim
Depois da tragédia de Santa Maria mais a lei seca e ainda por cima a tal da substituição tributária, que transformou vinho em ouro, caiu de forma bastante dramática a movimentação da vida noturna em bares, restaurantes e pubs. Vem aí a consequência no desemprego e fechamento de casas, isso mais em função da fúria tributária.
Folclore
O fato é que o Brasil tem mil vezes mais antropólogos do que índios. Pior era o tempo em que tinha mais antropófagos.
Mobilidade
Tudo atrasado nas obras da Copa, mas em compensação o CNJ está na praça.
Hipótese
Imaginem o caso do terrorismo de Boston investigado por nossa polícia: levaria o mesmo tempo para esclarecer a morte de Raquel Genofre.
Dedução
Esse não é o Barcelona, mas o Barça Nova, logo depois de Campo Largo. Afinal o mais vitorioso do mundo é o Coxa, segundo o Livro dos Recordes.





