LUIZ GERALDO MAZZA
Com jeito de ''cascata''
Esse projeto governamental de querer adonar-se do Parque Nacional do Iguaçu é de um lado uma jogada de Cristina Kirchner para os nossos padrões e de outro algo que tem tudo de uma ''cascata'' em cima das Cataratas para, quem sabe, esquecer do Cachoeira. A exploração do turismo é feita por empresas com densidade profissional, cuja expertise não detemos haja vista para a vergonha dos nossos parques como o de Vila Velha com seus incêndios endêmicos.
Macunaímico
Tem vereador do PSDB pensando em expulsar do partido o ex-presidente da Câmara, João Claudio Derosso, prova insofismável de mau caráter e jogada sórdida para tentar evitar que a nódoa pegue na eleição. Enquanto não houver decisão judicial é jogo oportunista, pois tanto os prefeitos como os nossos talentosos vereadores cultuaram a figura por mais de quinze anos e que seria provavelmente o vice de Luciano Ducci. Por ação ou omissão todos têm alguma cota de responsabilidade.
Búrico ladrão
Nos jogos de infância, especialmente o de bolinha de gude (aqui chamamos de búrico e ao norte de búrica oposto ao ''turco'' e a ''cobrinha'') falava-se muito em ''búrico ladrão'', artimanha da gurizada que fazia a bolinha sumir. Nos contratos da Câmara Municipal de Curitiba como nos da Assembleia havia algo parecido. Na Câmara a esposa do Derosso, que tinha empresa de propaganda, fazia subcontrato com outra de nome ''túnel''. Havia mais do que alguma luz no fim desse túnel.
Outra da infância era a turma de meninos machões e briguentos declararem a ''recolutação'' e passavam a roubar as bolinhas em jogo. Recolutar teria sido uma deformação de ''recrutar'' da guerra do Paraguai. O fato é que sabiam como ninguém ''recolutar'' tal qual nossos políticos e empreiteiros.
Recuo
Depois de ouvir os juristas Romeu Bacelar e Renê Dotti a Assembleia talvez tenha se convencido de que a sua PEC, aquela de mexer no colégio eleitoral do TJ, é altamente pecaminosa, pois se trata de matéria regulada pela Loman, Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
Pente fino
Operação pente fino da Secretaria de Justiça, OAB, PM no complexo prisional de Piraquara apurou uma lista de treze presos marcados para morrer, dentre os quais os quatro mortos recentemente. Agora só falta outras execuções ocorrerem como na tragédia grega.
Folclore
Se no STF, a mais alta Corte do país, os ministros agem como se fossem de torcidas organizadas, ao se agredirem verbalmente, dá para imaginar como seria o bate-chapa nos tribunais estaduais com a totalidade dos desembargadores. Aqui o colégio eleitoral seria de 120 participantes.
Reeleição
Só depende do PMDB a questão da reeleição de Valdir Rossoni. Há uma espécie de reconhecimento da melhor imagem do poder em função das medidas tomadas apesar de muitas deles serem discutíveis e polêmicas.





