LUIZ GERALDO MAZZA
Cordão sanitário
Ficou claro numa entrevista do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) na CNT que um dos esforços máximos da campanha será evitar que o caso Derosso contamine o processo. Político normalmente é milagreiro e aí é preciso algo do gênero, tal a onipresença do presidente da Câmara desde Taniguchi, passando por Beto Richa e chegando no atual. Ele, João Claudio, foi um elo permanente enssa corrente política e participou de tudo, inclusive das omissões.
Tanto o líder Traiano como o presidente da Assembleia, Rossoni, acharam tão inevitável o contágio que propuzeramn que o PSDB negasse legenda aquele que punha em risco a eleição. Obviamente recuaram porque as bases repeliriam a manobra, vista como desleal e covarde. A hipótese de que renunciasse ao partido, o que seria confissão de culpa, também foi rejeitada. Agora a saída é o ditado popular: quem pariu Mateus que o embale.
Casas de madeira
Um levantamento de casas de madeira de Curitiba, feito por um grupo de arquitetos, foi considerado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como feito excepcional. Curitiba, nos anos quarenta, quando cheguei na cidade, a maioria das casas era de madeira, até porque vivíamos no miniciclo madeireiro. O lambrequim, que Lerner divulgou como expressão nossa, é desse tempo. Há exemplares riquíssimos.
Oba oba
O Brasil passou o Reino Unido e é agora a sexta economia do mundo. Como já foi a sétima e oitava essa oscilação é vinculada também à crise europeia. No que realmente vale o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, em que se cruzam indicadores econômicos e sociais, aparecemos em 84º.
Crime
O IAP alega que autorizou a Prefeitura de Matinhos a tirar areia da calçada e o pessoal removeu a restinga, que é fator protetor e dissipador de energia. Redes sociais funcionaram mostrando a agressão. Como se não bastasse, as praias são invadidas por lagartas e mariposas, sem falar na água viva.
Folclore
Encontro meu tio João Rosa do Nascimento, 101 anos, na rua das flores, ele que foi um monumento vivo da história ferroviária e também da Polícia Militar. Sem qualquer sinal de melancolia me conta que agora quando vai na Rede Ferroviária e na PM olha as paredes e apura que nem o retrato do pessoal que está lá é do seu tempo. Cena felliniana, memória e tempo.
Saldos
Neste ano a percepção de que o movimento de compras era abaixo da expectativa levou à antecipação da venda de saldos de Natal e isso desde a véspera.
Queda
Surpreendente a queda de movimento nos ônibus de Curitiba. E a tarifa de novo pelo jeito vai ser driblada pelo prefeito como Beto Richa fez.
Especulação
Trama imobiliária tenta ocupar um dos asilos de velhos da Capital.





