Florete na lama
Como dizia Requião, que sempre se valeu de recursos os mais escusos para ganhar eleições, ''só teme baixaria quem está com o rabo preso''. E é o que forçosamente teremos nas eleições municipais: a guarda do sistema se mostrou frágil em dois episódios recentes, o drama de João Claudio Derosso por causa dos seus desmandos e o de Valdir Rossoni por suas contradições e também o culto de uma autossuficiência centrada no moralismo.
Ora uma prefeitura com as dimensões da de Curitiba há de ter muito material de irregularidades especialmente daqueles setores que gravitam em torno do poder como empreiteiros e prestadores de serviços. Essa turma sempre foi protegida e quando atingida havia apenas escoriações superficiais.
Como fazer essa guerra com um mínimo de elegância é a preocupação dos grupos que enfrentarão o sistema hegemônico, mais da cidade do que do Estado porque este, por várias vezes, caiu nas mãos oposicionistas enquanto aquele nunca.
Há mais do que Urbs-Diretran e o associado privado, Consilux, a devassar; as concessões feitas ao imobiliarismo, como em nenhum momento da história de Curitiba; a pertinência das suspeitas nas relações pactuais com o cartel do transporte coletivo reafirmadas com a licitação de opereta que manteve os mesmos permissionários. A politização das multas de trânsito, se bem feita, causará bastante estrago.
O caos
Órgãos municipais fizeram nos últimos dias uma dramatização em torno do trânsito, alegando que a velocidade média dos veículos aumentara em 15% como também o número de acidentes, tudo muito genérico sem especificidade. Toda a guarda pretoriana da Diretran - seus fiscais, tirivas - estão ociosos e alegam que sofrem humilhações dos motoristas.
Ontem felizmente foi rompida a inércia: Bptran coloca seus agentes (estes com poder de polícia) para disciplinar o trânsito, uma das 7 às 13 horas com dez fiscais e outra das l3 às 19 horas com vinte PMs.
Inimputável
Pela segunda vez o STF considera Requião inimputável (injúria contra Paulo Bernardo) em dois meses. Já o Bibinho é inimputável provisório. Todavia como Requião será beneficiário de prescrição por causa da idade.
Silogismo
Se Valdir Rossoni era primeiro ou segundo secretário da Assembleia quando Bibinho imperava cabe-lhe uma cota de responsabilidade por ação ou omissão.
Folclore
Se por imperativo ético, Rubens Bueno, mesmo sendo da base aliada do PSDB, requereu a papelada contra Derosso, há quem aguarde as suas providências em relação ao seu correligionário da Urbs, Marcos Isfer, alvo do momento.
Justus
Mais uma estocada em Rossoni: Nelson Justus afirma que jamais recebeu a tal gratificação em dobro na qual se envolveu o atual presidente da Casa.

mockup