LUIZ GERALDO MAZZA
Recuo tático
O governo poderia emplacar as agências reguladoras com um pouquinho mais de dificuldades do que a eleição do Ivan Bonilha no TC. Sinaliza o receio que o situacionismo tem de qualquer tipo de ruído e que dificulte a compactação da sua aliança até mesmo com o PMDB. Afinal ninguém se esquece da idas do Luciano Ducci na ''escolinha'' enchendo a bola de Requião.
Um recuo para evitar acúmulo de energia no outro lado e excesso de temor em relação a uma candidatura, ainda vaga, como a de Gustavo Fruet. O atendimento a pretensões do DEM com as nomeações de Alceni Guerra em Brasília e de Osmar Bertoldi na Cohab indicam essa busca integral de cobertura.
Entropia
No debate sobre liberdade de expressão na OAB, durante a conferência do mestre Miguel Reale Júnior, me referi à entropia, emprestada da termodinâmica à comunicação, referida em fatos como aquele dos bonzos vietnamitas que se imolavam na rua, ateando fogo ao corpo encharcado de gasolina, cuja notícia da primeira página, em função de novos sacrifícios, ia aos poucos para as internas e acabavam em colunas de assuntos bizarros. Isso se deu com o ''Estadão'' e sua demanda com a família Sarney que ficou até o dia 30 narrando a censura que assinalou dois anos, agora saiu das páginas internas para a seção de cartas.
Com o caso Derosso se dá o mesmo: cada vez menos gente nas manifestações e mais reforço policial.
Propaganda gratuita
O vereador Roberto Hinça quer ocupar o espaço dos traillers e que precedem a exibição de cinemas com anúncios (de suposto conteúdo educativo-social) da municipalidade gratuitamente. Como se vê o esforço para ganhar as eleições se dá em todos os fronts, a toda hora.
O medo
Vereadores querem dar cobertura a João Claudio Derosso mas não sabem como e de outro lado estão com medo do detalhamento dos gastos com propaganda, muitos deles de autoria de camaristas em favor de jornais de bairros e congêneres.
Folclore
Na literatura há os irmãos Karamazov e aqui no Paraná, como vimos, operam os irmãos caras de pau.
Gambiarra
Sob o ponto de vista jurídico, a situação dos aposentados e funcionários da Assembleia lembra uma gambiarra: podem ser ao mesmo tempo considerados nulos, anuláveis e inexistentes. Dar a solução vai ser um drama, mas a nossa sociedade cartorial articulará, como sempre, um jeitinho.
Absorção
A compra do grupo Catuaí de Londrina pela rede Brmalls por R$ 791 milhões pode marcar a abertura de um novo ciclo de fusões.
Comparação
É mais fácil a Inglaterra debelar os tumultos e garantir a Olimpíada do que os alegres homens da Copa do Mundo garantirem mobilidade na Capital engarrafada.





