LUIZ GERALDO MAZZA
Um fato novo
Tudo aqui, politicamente, é previsível: eleições no Legislativo, Tribunal de Contas, Câmara de Curitiba. Não estava nessas previsões, mas em função do critério de revezamento, houve a designação de um funcionário do Tribunal de Contas, pela primeira vez, para a sua presidência. Como não veio da área política, tal qual se dá com a maioria, e é um conhecedor profundo desse campo do Direito Administrativo, Fernando Augusto Mello Guimarães, tem postura técnica e doutrinária e promete uma força-tarefa para investigar os desvios denunciados pelo Gaeco no Legislativo.
Embora as amarras da sociedade cartorial poderemos estar diante de um novo Don Quixote, agora usando penteado com rabo-de-cavalo.
Repique
O prefeito Luciano Ducci, mostrando melhor coordenação verbal que a do seu antecessor, falou positivamente sobre o sistema de drenagem da capital pela manhã. Quatro horas depois um aguaceiro de cinco minutos o contestaram. Está como o Beto Richa com a promessa de liberação de 7 mil presos.
Retaliação
Está criado um clima de paranoia: a convocação de funcionários colocados à disposição de outras repartições tem todo jeito de retaliação contra o Gaeco que investiga aliados do governo na Assembleia; motoristas de ônibus submetidos em massa ao bafômetro sugerem retaliação para Urbs-Diretran os apontarem como culpados pelos sucessivos acidentes.
Opção
O Sindicato de Motoristas e Cobradores acusa a operação bafômetro de constrangimento em cima do debate salarial. A relação entre patrões e empregados nessa área é da mais absoluta cumplicidade, tanto que o Sindimoc recebe dinheiro para pagar o plano de saúde e as dezenas de milhares de cestas básicas entregues mensalmente. Ainda por cima leva 3% da massa de dinheiro movimentada no sistema. Se fizerem pesquisa junto aos trabalhadores vão descobrir que a quase totalidade prefere esses 3% nos seus ganhos do que no sindicato. Gaeco (se não for esvaziado) deve voltar a examinar o tema.
Meio ambiente
A Cavo, em função de liminar judicial, está autorizada a explorar aterro sanitário em Mandirituba, embora a existência de nascentes na área e de lei municipal que proíbe esse tipo de atividade.
Folclore
Essa novela do bate-chapa no Legislativo volta e meia se torna irreal, prova de que a fantasmice generalizada contamina diretamente os parlamentares. Só há uma coerência neles: a de dizerem justamente o que não fazem.
Ofício
O deputado José Domingos Scarpelini em seu ativismo postal e judicial acaba, agora, de mandar um ofício ao embaixador da Itália no Brasil para defender a não extradição de Battisti lembrando que Berlusconi negou a do Cacciola, aquele ligeiro do Banco Marka.





