Olho no Paraná
De repente dá a impressão de que o Paraná decide a eleição brasileira. Se Dilma Rousseff agenda uma viagem para cá, imediatamente o José Serra busca neutralizá-la. Repetiu-se ontem: Lula veio para um comício em Curitiba e bastou acená-lo para que o candidato do PSDB se mandasse para o Oeste, Foz do Iguaçu. No Brasil meridional, o Paraná tem sido a menos lulista das unidades.
Quem sofre com isso é a base aliada que, cobrada, não sabe como explicitar como levou a majoritária do Senado e perdeu a dos governos estadual e federal. Essa fragilidade pode ser perniciosa ao Estado como já aconteceu na eleição presidencial de 1955, vencida por Kubitscheck no Brasil e no Paraná por Adhemar de Barros com as vitórias surpreendentes de Plínio Salgado, chefe do integralismo, na capital e em Ponta Grossa. Não poucas restrições o Paraná sofreu à época por essa má informação de que a liderança de Lupion tinha sido colocada contra JK e que sabidamente não era verdadeira.
Beto Richa cumpre o seu papel é exportado em comícios e carreatas a outros pontos do país; a base do lulismo, por aqui, capenga e ainda por cima há os choques infantis entre o atual e o ex-governador, que se elegeu em cima do laço para o Senado. Todos esses fatores drenarão para o pleito de domingo e para as avaliações que mais uma vez poderão nos prejudicar.

Shoppings
Além do shopping do Batel, Bosque dos Gomm e do Jockey Club temos agora um programado para a Linha Verde. Todos acham que há espaço para tudo e é difícil crer que haja pesquisas efetivas para viabilizar tanto empreendimento.

Observatório
Depois da lei da transparência (obra da OAB e Ajufi, dos juízes federais mais os deputados), o presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, anuncia a criação de um Observatório Social para monitorar os poderes de Estado e fazer com que haja maior controle das ações públicas.

Alvarás
Medida desburocratizante na capital: alvará de construção na internet. E como evitar despachos interlocutórios, fiscalização e cassação de documentos é a questão. É setor tão forte nas prefeituras quanto a polícia no governo.

Folclore
O pré-sal é um bilhete premiado, segundo Dilma. Bilhete premiado, quando em noticiário policial, é conto do vigário. Assunto pesado, técnico, levado ao linguajar político dá nisso: um Shangri-lá à nossa disposição.

Intervenção
Afinal, a Justiça Eleitoral se convenceu de que é preciso mudar as regras do jogo para evitar a baixaria e a despolitização do processo. Devemos isso certamente aos ''gênios'' marqueteiros que substituem o pensamento por vinhetas e teasers, slogans e ''pegadinhas''. Que pobreza!

mockup