Pressão aumenta
Fica visível que daqui para a frente novos escândalos serão divulgados e com efeitos inevitáveis nas pesquisas eleitorais. Surpreendentemente a última do DataFolha, no cenário paranaense, não registrou algo que prejudicasse Osmar Dias por sua aproximação com Lula e Dilma, essa indiretamente alcançada agora na queda de Erenice Guerra, da Casa Civil. Observando as cinco sondagens apenas em agosto houve distanciamento de 12 pontos no dia 13 (46 a 34) e de 13 (47 a 34) dia 26 em favor de Beto Richa. Na largada, 23 de julho, estavam como agora Beto 43 e Osmar 38. Números são frios, pessoas não.

Oportunismo

Para sustentar a imagem de austeridade está aumentando a lista de deputados que abre mão do percentual salarial referente ao recesso. Vão receber metade, cerca de R$ 6.192. O ''sacrifício'', como ato promocional, vale a pena. Aliás a imagem deles, corriqueiramente, está ligada a coisas negativas.

Legisferância
Leis municipais que não funcionam: a da proibição de celular em banco e que não estabelece sanção para o infrator e a que obrigava cadastramento de torcedores em campos de futebol e não se tomou providência para assegurá-la.

Identidade

Com a aproximação excessiva, dependente mesmo, a Lula e Dilma, isso sem falar na de Requião, Osmar Dias é um ator com crise de identidade. Com a revelação dos novos escândalos, na medida em que forçar essa ''liga'', leva a pior. Mas não sabe se deve ou não recuar, como é o velho estilo da indecisão.

Folclore

Treino do Rio Branco em Paranaguá. De repente um torcedor nota semelhança entre o goleiro e o ''brinquedo assassino'', o Chuck, e tasca o apelido. Só se livrou dele quando saiu da cidade.

Paranoia

Desasossego em aquicultores e empresários da pesca diante da chegada de um peixe, de baixíssimo preço, de origem vietnamita. Arma-se um poderoso esquema protecionista para taxar o produto e já se fala na ocorrência de mortandade de peixes, inclusive em nosso litoral como se o ''invasor'' estivesse presente.

mockup