LUIZ GERALDO MAZZA
Caiu das estrelas
Quando Requião tomou posse como governador mostrou seus impulsos telúricos e cósmicos (os cômicos são na verdade mais comuns) ao sugerir o símbolo da sua gestão ao designer Bira Lopes numa construção refinada: a posição da constelação do Cruzeiro do Sul no exato dia do evento. Era mais do que um compromisso com as estrelas. Estava lá, sempre reluzente, a marca desse acontecimento incomum.
Desde ontem o governador Orlando Pessuti fez questão de tirar do painel de fundo da escolinha a logomarca sofisticada, colocando em seu lugar os símbolos da heráldica paranaense. O gesto é simbólico, já que não irá fazê-lo na frota de veículos e nos impressos em geral. Custaria caro e ficaria com jeito de vindita. As estrelas do Cruzeiro do Sul não são cadentes, mas essa, a despeito de sua longa sobrevivência, era.
Mais queda
Requião sentiu ontem que precisa vencer a eleição do Senado porque a onda contra ele cresce a todo instante: pela primeira vez na história do Tribunal de Contas houve dois votos contra a aprovação do exercício de 2009 isso sem falar nas habituais restrições de ordem técnica e doutrinária. Na última vez em que os conselheiros não se limitaram às restrições foi o voto contrário, na primeira gestão de Requião, à aprovação das contas e que partiu de Cândido Martins de Oliveira que posteriormente seria Chefe da Casa Civil e Secretário de Segurança de Jaime Lerner. Os de ontem foram dos conselheiros Jaime Lechinski e Heinz Hervig, também ex-auxiliares de Lerner.
Além da onda momentânea, se o ex-governador ficar sem mandato a represa das centenas de processos será rompida e sem o privilégio da imunidade.
Outra
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina anulou a licitação, aliás eivada de vícios, da draga gigante que estava na China.
Não pode
Segundo o vereador Jair César a lei do solo criado (7420 de 1990) tem a finalidade exclusiva de arrecadar terrenos ou dinheiro para destiná-los ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. A jogada pretendida em torno da Arena da Baixada esbarraria nessa imposição legal.
Folclore
Das perguntas a Osmar Dias na apresentação de ontem no Positivo a de maior provocação foi a do estudante que perguntou se ele não se sentia culpado pelo fato de o PSDB ter acolhido o Indio da Costa como vice em lugar do mano.
Destreza
Um jovem na saída de um colégio no Batel foi assaltado e o ladrão acabou nas mãos de um segurança da escola. Sofreu bastante porque teve que segurar o meliante pela gola por duas horas e meia, tempo que a polícia demorou para chegar. Desse jeito não há colaboração possível. Ontem, por sinal, Curitiba estava animada: dois tiroteios no centro da cidade.





