Convocação urgente



Nessa briga pelos royalties do petróleo houve quem lembrasse do que José Serra aprontou na Constituinte ao estabelecer aquela regra que prejudicou o Paraná na questão do ICMS da energia, mas que favorece os consumidores. O Paraná, enebriado pelo charme dos cardeais do PSDB, deixou passar e mostrando extrema submissão ao parlamentar paulista, talvez por uma questão de charme ou mesmo vontade de voltar a ser a 5 Comarca. E José Richa, uma das lideranças fortes, lá estava para convalidar a manobra.

A forma como o Rio reage, embora apelando para o melodrama com a babaquice de que a Copa do Mundo e a Olimpíada estariam em risco diante da perda, mostra o quanto somos frouxos por ausência de liderança. Quando o neysmo imperava houve a resistência quanto ao sacrifício das áreas agrícolas para a construção das barragens e, ao menos, levamos como compensação os royalties.

É claro que buscar recursos em função da emenda Ibsen Pinheiro é a palavra de ordem e ficar de olho nos arranjos do Senado: os irmãos Dias mais Flávio Arns estão convocados. E o governador que largue mão de distanciar-se.

Capuz


E houve na Assembleia reunião secreta para examinar as novas e contundentes denúncias que atingem o diretor-geral da Casa, Abib Miguel, que parece ter mais poderes do que os conferidos à Mesa Executiva. O grau de comprometimento de grande número de parlamentares impede avanços. Romanelli, na saída, disse que se tratou de transparência. Transparência assim deve vir de modelos como o da Ku Klux Klan.

Boato

Atribuído a Requião o boato de que Alvaro Dias lhe havia comunicado da desistência de Osmar na disputa do governo. Para quem considera o boato como o ''embrião da verdade'' é terrorismo de baixos teores. Especulação triangular é uma das coisas mais quadradas que se conhece.

Sondagens


Apurou-se em São Paulo que tanto Serra como Dilma politizam eventos a cada dois dias. Aqui Requião o faz o dia inteiro, Beto Richa em menor escala. Chios de propaganda antecipada são hipocrisia. Na definição de La Rochefoucauld é a homenagem que o vício presta à virtude.

Negativismo


A repercussão nacional em torno dos escândalos do nosso Legislativo ajuda a manter essa perspectiva de inércia política dos paranaenses. Quando não é isso deparamo-nos com as bravatas requiônicas, entre as quais a mais recente, a da sua candidatura à Presidência.

Folclore


Tudo o que está sendo apurado nas reportagens sobre a Assembleia com vícios antigos, desde o tempo do guru Aníbal Khury, era murmurado nas rodas políticas. Só que os autores, de tanto insistirem no assunto, eram isolados e olhados como malucos. Quando a ordem é essa, como a que aí está, dá para elogiar a loucura, como fez Erasmo de Rotterdan.

mockup