Indispensáveis marginais

Impossível uma campanha política sem marginais. Só que eles se tornam pior do que mulher traída quando encontram alguma resistência em qualquer demanda. Os exemplos de Curitiba e Brasília, diferentes na escala e imagens, com aqueles dissidentes do PRTB no ''caixa dois'' de Beto Richa e no de Arruda, este mais abundante em detalhes, mostram que o risco permanece nas verdadeiras gangues que se tornam comuns e rotineiras em campanhas eleitorais. Não há anticorpos suficientes para neutralizá-los.

Barroco

Depois da apresentação de FHC em Curitiba aumentou a convicção de que ele é, a um só tempo, o Lula barroco e o Lugo com filtro.

Distrito

Distrito Federal ou Distrito Policial?

Panetone

''Se falta pão, haja brioche'' foi o repique de Maria Antonieta que acabou na guilhotina. Como não há brioche, Arruda sugeriu panetone. Guilhotina à vista.

Superagui

Lançamento hoje, 19 h, Palacete dos Leões, da obra ''Superagui'' do historiador e presidente da Academia Paranaense de Letras, Veiga Lopes.

Folclore

É intolerável a complacência com os sem-terra na Araupel com o argumento de que foram obrigados pelos madeireiros a permitir a derrubada que já vem ocorrendo antes mesmo da montagem do assentamento. Vale aí a tese do ''bom selvagem''. Aliás também esses mercadejam com a floresta. Vide a derrubada de mogno e o comércio ilegal da madeira na Amazônia.

Catacumbas

Das catacumbas clássicas do cristianismo heróico às do regime militar só há exemplos de martírio nunca de perversidade. A denúncia de um possível pecadilho de Lula quando preso feita por um ressentido clássico, César Benjamin, quem saiba abra esse outro lado do arquivo da resistência, o dos impulsos indevidos, a delação e outras aberrações. Seria como o cenário de ''Memórias do Cárcere'' de Graciliano Ramos, mais próximo do real.

Momento ruim

Estrategistas de Requião não perceberam que o momento não é bom para um ato de rebeldia como o da candidatura própria: episódios degradantes de Brasília no mensalão de baixos teores do DEM predominan no noticiário e abalam bases da candidatura Serra e a ameaça de Arruda de abrir a boca e atingir seu partido por causa do intento de expulsá-lo tornam a ruptura insignificante. Curioso é que no Paraná Requião não dá apoio ao Pessuti, do seu partido, como nada fez por Moreira no pleito municipal e preferiu um petista, Ângelo Vanhoni, do que um partidário como Rafael Greca e Gustavo Fruet anteriormente. Coerência não é o seu forte.

mockup