Radares desligados

A consequência da decisão unânime da 4 Câmara Cível do Tribunal de Justiça em pedido de antecipação de tutela contra o termo aditivo que manteve a Consilux na exploração dos radares pode ser o simples desligamento dos aparelhos. Por três votos a zero os desembargadores consideraram ilegal a manutenção pela Urbs do sistema por ferir fundamentos de lei e agora comunicarão ao juiz da 3 Vara da Fazenda Pública, onde corre o feito, que adotará atos consequentes que poderão implicar até no desligamento dos radares. Aliás eles assim estavam no momento crucial da tragédia provocada pelo deputado Ribas Carli. Na sequência teremos as responsabilizações das autoridades municipais. É quase certo que mais uma vez se tentará alegar que a cidade depende do sistema para ordenamento da circulação.

Sem quorum

Faltou quorum na ''escolinha'' e Requião, mais uma vez fazendo piadinhas inconsequentes, sugeriu que os ausentes estiveram na passeata gay no Rio.

Submissão

A lição que se extrai da ''escolinha'' é que ali se subverte o sentido filológico e semântico, a um só tempo, das palavras. Para a maioria estar ali é lealdade e não submissão porque as entendem como sinônimas quando nada têm de convergentes. A lealdade autêntica abomina, repele, a submissão.

Passeatas

Agora vem a passeata do Sinclapol, Sindicato das Classes Policiais, e depois certamente haverá outras como a da APP-Sindicato pedindo isonomia dos mestres com o pessoal de nível universitário e com cartazes de solidariedade ao Lemos, ex-presidente da entidade e hoje deputado estadual. O Paraná desperta depois de um sono profundo e de muita apatia.

Folclore

Das façanhas do aviador Melo Maluco em Curitiba, todas exageradas, uma das mais fortes era a passagem com avião pelas duas torres da Catedral (aliás no início do século 20 a balonista Maria Aída se largou do Passeio Público e engatou no balancim da igreja) e outra, esta inverossímil, por baixo da Ponte Preta. Ontem vereadores e técnicos, bem como arqueólogos, discutiam o que fazer com ela, já que volta e meia um caminhão ou ônibus turístico nela se engata. Sinalização, nada mais. Ou, afinal, erguê-la. Tirar de lá nunca!

Bolsinha

Beto Richa também quer desfilar com sua ''bolsinha'': um crédito mensal de R$ 50 a carentes no Armazém da Família. Paupérrimo no Brasil tem futuro. Difícil é convencer a maioria que um país só evolui pela meritocracia.

Finalmente

Pelo menos uma vez aparece uma empresa paranaense, a JMalucelli seguros, como beneficiária de algum lance federal, no caso o ''Minha Casa, Minha Vida''. Afinal somos filhos de Deus também.

mockup