Vaias pedagógicas

Vaia até Getúlio Vargas, quando era a maior figura do país, levou: uma no Pacaembu pela plebe e outra no Jockey Club, uma certa elite. O nosso guia regional perdeu o equilíbrio a cada vaia ou faixa de protesto, a maior delas no Guairão e diante do seu líder, o Chávez venezuelano, para defender o seu direito de continuar nomeando parentes, o proclamado nepotismo esclarecido. A de Maringá foi a mais recente e virão outras seguidas de transbordamentos do atingido. Conforme a reação, se percebe que elas são pedagógicas, funcionam.

Cuca fresca

Pesquisa Ibope-Faep garante que 86% das pessoas estão satisfeitas com a vida que levam, inclusive os sem-terra, pois afinal roubam, depredam e matam e têm o corpo fechado. E também os com terra que a cada crise conseguem moratória para as suas dívidas com o Banco do Brasil.

Toque de recolher

Qualquer pessoa que se toque sabe a hora de se recolher por falta de polícia. E isso é o genérico específico das grandes cidades paranaenses.

Draga

A draga que ia ser escolhida foi até fotografada. Cara de pau não tem limite. E o governo dilata o prazo da licitação. Molière ou Pirandello?

Lugar certo

Um encontro nacional de vítimas da impunidade não tem melhor sediação do que a de Curitiba. Muito mais do que os jogos da Copa em 2014.

Folclore

Nos anos 50 a Federação Paranaense de Futebol contratou dois árbitros ingleses: numa reunião do Conselho Divisional o presidente (docente de Direito Penal da Federal) Ildefonso Marques dirigiu-se ao juiz Harry Rowley chamando-o de ''senhor mister'' e depois, meio encabulado, se tocando que acabara de cometer um pleonasmo.

Abutres

''Abutres da desgraça alheia'' - assim Luiz Fernando Delazari se referiu aos deputados que desejavam a sua convocação.

Profeta

Na casa do angiologista José Fernando Macedo todos de olho na TV no jogo entre São Paulo e Coritiba. Na hora do escanteio, Cândido Gomes Chagas anunciou que sairia um gol olímpico do Marcelinho Paraíba. E saiu. Em palpites políticos não é tão firme: dos que ele critica nenhum perde eleição, o que não quer dizer que não tenha boa dose de razão.

Chacinas

Se na questão investigatória a polícia foi bem, no caso de Uberaba não se pode dizer o mesmo da parte preventiva: o caldo de cultura da droga se desenvolve em todos os bolsões e o sistema de inteligência não capta e não intervem.

mockup