LUIZ GERALDO MAZZA
Só aparência
Muita gente, discurseira, falta de comida e mais ainda de sinceridade. Esse o cenário do Madalosso, de sábado, no encontro do PSDB: afinal persistem dois candidatos e mais dúvidas do que todo o risoto e polenta de Santa Felicidade.
Na aparência, obviamente, esmagadora vantagem para Beto Richa nas definições dos grupos. Todavia Alvaro Dias mostrou no seu discurso a diferença entre eles ao mandar brasa no Lula e no governo federal, recuperando algo indispensável para uma eleição nacional possivelmente plebiscitária - agressividade, espírito de luta, coisa inexistente no prefeito de Curitiba que não cultua conflito e prefere o caminho da amenidade.
Mais gulosos do que os que tanto apareciam os ''lobbies'' e grupos econômicos que gravitam em torno do oficialismo estavam lá diretamente ou, de forma clara, representados. Eles é que realmente decidem, embora as aparências, na maneira como fazemos política, sugiram que quem decide é o povo.
Símbolo
A turminha do Gardolinski sumiu, mas o Ezequias, uma figura destacada do grupo, estava presente, posto que muitos enciumados com a atenção que recebe tenham sugerido que ele confundia o local com a casa da sogra. Dor de cotovelo é indispensável no molho político.
Elber
O ex-atacante do Londrina e do Bayern Elber, quer transformar a memória dos seus gols em votos como candidato a deputado federal pelo Democratas.
Desistência
Ricardo Barros, candidato a senador pelo PP, quer a desistência de Gleisi no PT como Alvaro Dias a deseja em relação a Beto Richa e Osmar face ao irmão mais velho. Enfim todos querem uma eleição sem riscos e isso não existe.
Como seria bom se todos, ao mesmo tempo, desistissem. Perderíamos algo?
Folclore
Hoje é a celebração do dia sem carro. Que tal um dia sem radares já que os que registram homicídios não funcionam?
Abusividade
Haverá tentativa de conciliação no TST na greve dos Correios, mas a demora opera contra os grevistas. Paredes em setores essenciais devem ser rápidas, fulminantes, sem espaço para defecções. Ridícula a batalha da informação: sindicalistas e patrões maquiam os números, a bosta restante da luta.
Espigão
Foi tudo arrumado para um evento excepcional em Santa Felicidade. Só que uma rádio pegou o carro da prefeitura de Espigão do Alto Iguaçu e o prefeito não sabia como sair-se da constrangedora situação. Era mais fácil achar uma pérola se houvesse ostras no macarrão do que esse registro no oba-oba do PSDB.





