LUIZ GERALDO MAZZA
Só falta um
A manobra ''voluntarista'', segundo uns, ''estimulada por Requião'', conforme outros, do Luiz Claudio Romanelli com Osmar Dias acabou consolidando a posição de Orlando Pessuti como pré-candidato do PMDB. Se isso corta o embalo dos adesistas, louquinhos para chegar junto do PDT e do PSDB, não garante que o principal eleitor, o governador Roberto Requião, entre na parada com a energia que costuma empregar nas causas em que é interessado pessoalmente. Quando foi candidato a senador afastou-se do apoio a Alvaro Dias ao perceber que à simples aproximação do companheiro o seu Ibope caía e deu uma de pragmático esquecendo aquele a quem tanto devia.
Inadmissível que viesse a fazer com Pessuti o que fez com Moreira, deixando a tarefa de apoio e cobertura ao devoto sem votos, Doático Santos. Assim se o governador vincular a sua candidatura aos interesses do PMDB deverá aplicar-se com a mesma dedicação de José Richa que o carregou às costas, tal qual São Cristovão com o menino Jesus, para vencer Jaime Lerner para prefeito da Capital em 1985.
A carência fatal da candidatura Orlando Pessuti está na quase provável ausência de Requião que põe normalmente seus interesses pessoais acima da causa comum. E que nenhum partidário ousa sugerir.
Paranismo
Requião defende um paranaense no STF e dá o nome Luis Edson Fachin.
Restrição
Motociclistas fazem seu protesto hoje contra restrições para que andem no meio da pista, afinal a grande vantagem da maneabilidade do veículo. Não esquecem também que Beto Richa não quer mototáxis na cidade. Fechar rua em saída de ''feriadão'' é pior que tirar o feriado dos barnabés estaduais.
Famiglia
No Brasil há um crime clássico, o de ''formação de família''. E vem desde a Carta de Pero Vaz de Caminha como uma prática de traço cultural.
Pendular
A questão do Terminal de Álcool, embora o oba-oba na ''escolinha'', não é clara e o Ibama local mantém restrições severas ao seu funcionamento.
Folclore
O jornal ''Hora H'' (que apoia Beto Richa e Requião) se irritou tanto com a manobra de Romanelli junto a Osmar Dias que a considerou ''calvície moral''.
Deslanche
Segundo o IBGE a expansão industrial (15,5%) do Paraná em julho foi a maior do país. Resta saber se a devemos ao mercado ou ao governador e a Lula que normalmente se apropriam dos dados. Quando não atrapalham já fazem muito.





