''Escalpo'' nos realistas

Euclides Scalco disse que está fora do mundo negocial (a densidade nada vaga de articulações com empreiteiras e prestadoras de serviços) que tem espaço na gestão Beto Richa. Cita vagamente nomes e empresas, reclama explicação pública e que certamente não virá porque os interesses ali são muito compactos e fraternos e aparentam ser irremovíveis.
Scalco coordenou a grande aliança que elegeu Beto Richa e não esconde a sua decepção. Há uma visível falta de autoridade moral para conter tanto abuso.
Não é uma decapitação dos que abusam, mas um ''escalpo'' de leve, alegórico, todavia com força simbólica que obriga a refletir.
E para deixar claro seu intento ético, Scalco deu plena solidariedade ao seu ex-correligionário do MDB velho de guerra, o senador Jarbas Vasconcelos, na denúncia contra a corrupção endêmica no maior partido brasileiro que ainda agora faturou a presidência das duas casas do Congresso.

Pedofilia

Assunto dominante no fim de semana na Boca Maldita foi o suposto flagra de pedofilia, nas imediações da praça Eufrásio Correia, em que um político estaria envolvido e que foi imediatamente protegido pela corporação. Como não houve registro, o fato é dado como não acontecido. Se com retrato falado dá mil confusões num caso desses a repercussão é maior e a calúnia flutua solta.

Fugas

Com a superlotação das cadeias e presídios só pode haver fugas. Na semana passada uma presa do Centro de Triagem 1 foi levada para exames médicos num posto de saúde e escapou pela janela do banheiro.

Rotina

De um lado fuga de presos, de outro o Vietnã do fim de semana na Grande Curitiba: 13 mortos por arma de fogo, 3 por arma branca e 7 em acidentes de trânsito. Modelo civilizatório de araque, bem perto do Iraque.

Anomalia

O decreto de Requião que proibiu pagamento de tributos com precatórios se justifica na baixa arrecadação e que o levou a um novo aumento de impostos. Como política fiscal é válido, mas fere dispositivo constitucional, o que deve ser resolvido nesta semana na sessão do Órgão Especial do TJ. No mercado secundário esses papéis são negociados com deságio e prevalecem em operações tributárias pelo seu valor de face. Requião tem razão, mas a saída não é constitucional.

Folclore

Artur de Souza, um dos maiores nomes da história do rádio paranaense, fecha a programação à meia noite e faz o gênero sedutor, brincando, logo depois do sinal de que a emissora estava fora do ar. ''E agora senhoras mal amadas esse cavaleiro andante irá saciar seus sonhos de fantasia e ficará de olho nas janelas que acusem a presença de uma solitária''. A mensagem foi ao ar.

mockup