LUIZ GERALDO MAZZA
Gorba, o primeiro
Se Requião quer abafar mesmo com o tal simpósio em Curitiba sobre a crise deverá convocar Gorbachov, o ex-dirigente soviético, que prevê que com Obama os norte americanos entrarão numa perestroika. Se o silogismo vale essa intervenção ratificaria os sonhos do nosso governador: ocorre que Gorba, como diria um mais íntimo, foi o coveiro do comunismo e, conforme a profecia, Obama lançaria a pá de cal sobre o neoliberalismo. Delirar é preciso, ainda mais quando a origem decorre do ócio nervoso que marca a vida paranaense.
Os passos
Lênin, em 1921, ao justificar a nova política econômica, ao fim da 1ªGuerra Mundial, para a União Soviética cravou a frase um passo para trás e dois para a frente. O recuo seria o uso provisório de alternativa capitalista para conseguir lá na frente os avanços socialistas. O provisório nessa marcha se torna permanente como se viu com a impostura da ditadura do proletariado, empulhação para ocultar a nova classe.
Vigilância
O PT faz acirrado cerco em torno do orçamento mostrando a impossibilidade de as promessas de campanha de Beto Richa nele se ajustarem. Não se trata de uma preocupação samaritana com o sucesso do adversário, mas a intenção de mostrar que as promessas na Lei de Meios não se enquadram. Oposição preventiva e construtiva. Barulho tardio. Deveria ser oposição o tempo todo e não agora.
Anedota pedagógica
Essa crítica do PT lembra um fato histórico relativo à Constituição de 1891 que, segundo críticos, se baseara tanto em fundamentos dos Esteites, que só havia duas saídas: esperar que o caipira, o Brasil, crescesse para caber na fatiota ou chamar um alfaiate para ajustá-la ao corpo do coitado. Aliás toda Constituição é tão idealizada que leva anos para impor seus preceitos. Por exemplo o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, lei anti-truste, de autoria de Agamenon Magalhães, da Constituição de 1946, só em tempos recentes foi assimilada. A participação nos lucros, também daquela Carta, só foi concretizada, e de forma pálida, com o PIS e o PASEP dos milicos. Depois se queixam quando o Judiciário começa a legislar.
Guaratuba
O pedido de prisão do filho do prefeito em Guaratuba é a parte visível do iceberg: com Fundo de Previdência estourado (recentemente o Tribunal de Contas ferrou o período do ex-prefeito José Ananias dos Santos, exercício 2004), cerca de mil funcionários e 14 secretarias não pode mesmo ser viável. Deputados respondem pelo engavetamento de processos contra gestores locais.





