LUIZ GERALDO MAZZA
Massacre na forma
Os 43 votos a 9 em favor da designação de Maurício Requião para o Tribunal de Contas não significa outra coisa se não a força inquestionável do governador nas suas relações com o Legislativo. O massacre numérico só satisfaz o viés da esquerda populista como se o número, questão de forma, salvasse o conteúdo do evento. Nessa linha o Robert Mugabe, do Zimbábue, vai muito mais longe.
Mesmo que o voto fosse secreto, em nosso caso, haveria a avalanche de votos.
Resistência
Vai haver resistência: advogados da causa, que brecava os procedimentos na Assembléia Legislativa, agora estudam medidas que adotarão e que podem ir até o STF e ao Conselho Nacional de Justiça.
Óbvio
Deu o óbvio: Maurício Requião no TC que nada tem a ver com Título de Capitalização e que é um ativo bem mais rentável e seguro.
Recadinho
Quando Requião, na ''escolinha'', falou sobre o caso Copel-Olvepar foi para conter os hormônios do deputado Durval Amaral, citado pelo doleiro Youssef, para que não insistisse na resistência, imobilizando outros lernistas.
Polêmica
Cabe mandado de segurança contra uma liminar concedida pelo TJ como se deu no pleito do Legislativo e acatado por um desembargador no caso do Tribunal de Contas? A decisão encurta o cronograma do desgaste do governador, mas não encerra a questão como está parecendo. Mandado de segurança só protege direito líquido e certo e não tem sentido um julgador da mesma hierarquia derrubar a liminar do outro. É no mínimo curto-circuito no sistema, pois correríamos o risco de novos mandados sequenciais serem impetrados. Foi-se a segurança jurídica, que, aliás, anda cada vez mais precária.
Folclore
Há situações tão folclorizadas que acabam mudando no tempo e no espaço de personagens e locais. Uma delas é atribuída indistintamente a Lupion e Canet sobre o significado de ''zona'' como área geoeconômica e como bordel. Um prefeito ao ser perguntado sobre a ''zona'' repicou que no tempo do café era uma beleza, mas depois que tudo virou pasto (deveria ser o noroeste na região Arenito Caiuá) é tudo porcaria. ''Fora a casa da Lurdona que tem alguma coisa que preste, o resto é só bagulho.'' A sacada está no livro de Pedro Washington.
Devoto
Na ditadura partidária que temos o bom de voto perde do mau de voto, porém disciplinado à causa do chefe. Os que têm votos no PRTB, especialmente os vereadores Manassés e Mestre Déa, não são devotos da direção nacional que impõe a aliança com o PTB. Vai dar pano pra manga.
Pedágio
O TRF da 4 Região manteve anteontem a licitude do pedágio na origem.





