Manipulação fazendária
Pela vez primeira no Paraná tivemos dois balanços com o governo sugerindo um pequeno superávit onde havia claro déficit. Agora o ex-presidente José Maria Correa, da ParanaPrevidência, dá nova e surpreendente versão que confirma as suspeitas de rombo, nas duas contas, com a declaração de que drenaram recursos da instituição para honrar o aumento do funcionalismo. Temos, portanto, uma nova e grave agressão a fundamentos da contabilidade pública.
Aproxima-se de R$ 4 bi o fosso previdenciário, conforme balanço. ''Abyssus abyssum invocat.'' Um abismo chama outro abismo. Aplica-se ao pecador (Salmo 42, versículo 7) e, por analogia, ao mau gestor, o que desvia verba.

Lealdade
Osmar Dias, o senador, apóia Beto Richa e leva o PDT a fazê-lo, mas deixa claro que é candidato ao governo. Já o prefeito não se compromete a cumprir seu mandato até o fim. Só falta depois dizer que o Serra fez o mesmo. O que Beto faz agora pelo vice é o que o Serra articula pelo Kassab. Política, antes de arte do possível, é a ciência do oportunismo.

Vices
Duelo dos vices entre Atlético e Goiás que perderam os títulos em casa. Tão sério quanto a disputa dos vice-prefeitos.

A musa
De vez em quando pinta a musa no pedaço eleitoral: agora é Ana Seleme, do PV, linda e inteligente, candidata à vereança na Capital. Já tivemos algumas, não muitas, e nenhuma se elegeu. Pode ser a lâmpada mágica do vereador Aladim.

Alpendre
Requião está querendo fazer a cama do Alpendre, o homem que denunciou a sala de estar e a cozinha da ParanaPrevidência sem esquecer o WC.

Folclore
Stephan Nercessian e Rogério Cardoso, artistas globais, vieram a Curitiba para o lançamento da candidatura a deputado federal de Rubens Bueno pelo PPS. No retorno ao aeroporto o ''Rolando Lero'' precisa ir a um banheiro e no improviso entram num motel. O recepcionista pede R$ 50 pelo uso do sanitário. ''Eu pago'' repicou o ator, mas aí ele é reconhecido e dispensado do pagamento. Todavia teve que distribuir autógrafos até para frequentadores, além de aguentar as gozações do Stephan Nercessian durante o resto da viagem.
Boa parte dessas historinhas está no livro do Pedro Washington.

Fusão
Essa história do PPS se unir ao PSDB, sonho do Roberto Freire, pode colar, mas se houver a aliança, desejada por Beto Richa-Osmar Dias-Scalco, vão ter que estendê-la ao pleito proporcional com chapa unida de vereadores. Nem sempre o oportunismo impõe soluções. Essa paranóia de tentar acertar tudo é um claro pânico na hipótese do segundo turno.

mockup