Quem influencia
Nem sempre quem influencia um pleito eleitoral transfere votos. Mas neste ano Lula e Requião terão mínima intervenção na eleição de prefeito da Capital, conforme o DataFolha. Quem Requião indicar terá 30% de cara de rejeição. Já esse referencial é menor em relação a Lula (25%), mas também de pouca valia.
Outro detalhe, esse em favor de Requião: 57% seriam indiferentes ao apoio presidencial e 48% referentemente ao nosso governador. Dentre os que poderiam votar em função de uma indicação: 14% referentes a Lula e 17% a Requião.
Como fatores locais, predominarão aí também Beto Richa dispara face ao volume de obras que deflagrou em todos os cantos da cidade. E também à identificação a um estilo e ajuste ao modelo ''modernizante'' que Curitiba assume de Ivo Arzua para cá e que ganha seu ápice com os feitos de Lerner. Adversários soam como quase ''selvagens'' como identificados com invasões e como quem ameaça esses paradigmas. O pior é que mesmo posando de ''palatáveis'', elogiando a cidade, como fez Ângelo Vanhoni, acabam não convencendo. Gleisi ameaça repetir o mesmo fadário em adotar postura acrítica, perto da conivência.
Banana & batata
O saque oposicionista de que em Curitiba há o Beto Batata, do boteco famoso, e o Beto Banana, prefeito, é forçado, mas pode ''pegar'' se forem elencados fatores em que o burgomestre merece o apodo. No caso do Ezequias ele foi batata na amizade, transferida também ao PSDB que o manteve como seu dirigente na condição de beneficiário da fantasmice da sogra, mas banana no respeito à dignidade da função pública e à gravidade da infração, inaceitável.
Assim, um divisor de batata e banana poderia servir de referencial ético e político em casos como o da sua obstinação em não remover benfeitorias do Springfield e devolvendo ao patrimônio público a invasão dos ricos. Poderiam ser apontados inúmeros incidentes com o propósito de ''embananá-lo''. Bem massificada, a fantasmice poderia ter efeitos em progressão geométrica. Por um fato menos grave o pai, José Richa, perdeu uma eleição praticamente ganha. O que beneficiava o genitor não era nem ilegal e muito menos imoral.
O passado
É triste quando uma eleição importante como a de Curitiba é travada em torno de desvios, mesmo quando configurem pecado mortal, como a bananice fantasmal ou referências a passado político que ocorrerá se Rafael Greca disputar. Essa é disparadamente a melhor candidatura do PMDB que não resistiria, porém, à exibição de vídeos com esculachos de Requião senador. Se houvesse limpidez na convenção do PMDB e a tese da candidatura própria se impusesse é visível que Rafael bateria Gustavo Fruet naquela fria de ceder tudo ao PT por oportuismo.
Folclore
Uma das alegrias que Chic-Chic, o palhaço do Circo Queirollo, proporcionava ao público era responder ao chamado de ''careca'' pela massa, que o provocava com movimentos labiais que indicavam a ''mãe'' e também filho da referida. A saga da família da ribalta está na praça com o livro de Luis Andriolli.

mockup