LUIZ GERALDO MAZZA
Origem
Origem da Resolução do Senado que criou a multa foi iniciativa do próprio Requião para atingir Lerner e estourou nele. É o homem do bumerangue, como se deu no processamento do Nereu Moura e Romanelli e agora no episódio do portal com os cargos em comissão. Os dois geram mais ônus do que bônus.
Amnésia
Fora a referência no discurso de Lula e um artigo em jornal de Léo de Almeida Neves, pouco se falou da morte de Getúlio Vargas. Depois que morreram Aldo Laval, Matias Júnior e Júlio Rocha Xavier não tivemos mais romarias e aposição de flores no monumento da Praça Tiradentes com leitura da Carta Testamento.
De leve
Em seu discurso no Guarituba, Lula corrigiu Requião, que mais uma vez baixou o chanfalho em jornais, dizendo que a mídia é indispensável à democracia.
A claque, a mesma da escolinha, que aplaudiu a bronca do governador, teve que engolir a sutileza da mensagem corretora do presidente. Bem feito.
Folclore
A Acep, Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná, fez um acerto com a Federação de Futebol de participação nas rendas dos jogos. Inconformado com a maroteira, aliás comuníssima nas nossas tradições, o editor da ''Tribuna do Paraná'', Albenir Amatuzzi, tascou a manchete ''2% o preço do conchavo''.
Obviamente o chuncho, tido como pecado venial, foi abortado.
Integralismo
O jornalista Milton Ivan Heller, que acabou de lançar ''De Catanduvas ao Oiapoque'', saga da Coluna Prestes, reúne material para um ensaio sobre o que foi a corrente integralista, fortíssima por sinal, no Paraná. Eram muito mais fortes do que os ''comunistas'' e elegeram dois contra um em 1947. Dado curioso, merecedor de estudo especial, a circunstância de muitos deles saírem dali para a esquerda como Santiago Dantas, Tristão de Ataíde, Helder Câmara, Roland Corbisier. Os pólos extremos se atraem. Um detalhe: em 1955 Plínio Salgado, lider máximo dos ''galinhas verdes'', ficou em primeiro lugar para presidente em Curitiba e Ponta Grossa.
Transparente
O governo é mais entre parênteses e ''trasparente'' do que transparente como o portal oficial dos comissionados o está demonstrando. É o ''me chama que eu vou'' generalizado. O ''teaser'' eleitoral operando a todo vapor.





