Mauá e o apagão
Ontem foi dado um passo fundamental para a usina de Mauá, com a concessão da hidrelétrica à Copel-Eletrosul, que enfrentará percalços habituais como a reação ambiental e a dos indigenistas. À Copel restam os aproveitamentos do Tibagi e mais ainda o do rio Piquiri no que concerne a barragens de médio e grande portes.
Não teremos aqui uma reação com a do rio Madeira e muito menos como a da transposição do São Francisco. Todavia o governo se deseja, de fato, o que chama de crescimento deverá adotar uma linha pragmática para não ser surpreendido com um ''apagão'', ainda que não minimize razões ecológicas.

Trabalho infantil
Incrível a mania de confundirmos a árvore com a floresta: faz-se uma cruzada contra o trabalho infantil, mas crianças de tenra idade andam pelas ruas de Curitiba cheirando cola e esmolando sem que haja qualquer interveniência de promotores, de juízes, do Conselho Tutelar, embora a evidência do abandono escolar e familiar. A promotora de Londrina, Edina de Paula, está certa: o formalismo anda de braços dados com a hipocrisia. E esta, como se sabe, é a homenagem que o vício presta à virtude.

Mídia
Requião não investe na mídia porque é satânica e ele a repudia, mas porque falta grana no Estado, ruim de caixa.

Soma
A subserviência invariavelmente é irmã siamesa da incompetência.

Folclore
Ontem foi um avestruz que fugiu de um circo. Anteontem, a jaguatirica que se refugiou numa churrasqueira em Colombo, macaquinhos do horto atacam bananeiras em Maringá. A falta que Lerner faz se sente nessas situações: ele já estaria montando uma Arca de Noé com licitação, Tribunal de Contas e tudo mais.


Tacada
Confidência do procurador Rogério Distéfano em seu blog anteontem: Arzua lhe teria confidenciado, em março, que a reeleição de Requião era o pior que lhe poderia acontecer por causa da situação financeira do Paraná. Fez uso de saída oblíqua ao afirmar que quem lhe falara era um sósia do secretário. E quem informou foi certamente o sósia de si mesmo. Ionesco e Kafka estão na área.

Fuga
Mergulhamos no surrealismo: hospital (Santa Cruz no caso) pode ser prisão e isso acontecia com ex-dirigentes da Sundown até domingo quando se evadiram da suíte em que se encontravam, sob custódia da Polícia Militar, pulando a janela. Em passado recente, quando a rede hoteleira de Curitiba era frágil, usava-se vaga em hospital para atender o ralo turismo da praça.

Novidade
Caráter e moralidade: caiu o veto de Requião à previdência parlamentar.

mockup