Jogo de paciência

Essa questão dos precatórios, e Requião a conhece muito bem por ter relatado a CPI que examinou o assunto, deve ser tratada como um jogo de paciência. Uma coisa é a fala política, seja de Mercadante ou de Lula, que prometeram solução, e outra, a técnico-burocrática, em que o poder estamental da Secretaria do Tesouro Nacional haverá de oferecer resistências. Paciência é preciso.
O que impede a prensadinha, ainda que sutil, de vez em quando.

Sentença à venda

A operação ''Furacão'', da PF, prendeu desembargadores federais acusados de venda de sentenças (dois juízes federais de São Paulo foram presos em 2005 pelo mesmo motivo). Aqui não há casos desses, nem em rumores.

Catanduvas

Vazamento de relatório da PF indica a vulnerabilidade da prisão de segurança máxima de Catanduvas. A versão é de que tem jeitinho brasileiro com normas quebradas, insubordinação de agentes ante a direção e poder aos presos.
Essa veio na contramão da operação ''Furacão'' até porque se poderia cogitar de mandar os enquadrados para lá. Outras operações terminaram bem ou o barulho foi maior do que os resultados?
Muito propagandeada, tem capacidade para 208 presos está com apenas 140 e já perdeu os controles. Bem à brasileira. Dos 239 agentes onze são réus em ações na justiça. Mais permeabilidade ao nosso estilo.

Guimarães

Capitão Guimarães, um dos líderes do jogo do bicho, encanado na ''Furacão'', esteve por aqui, no primeiro governo Requião, juntamente com outros azes como o ''Miro'', que chegou a montar um cassino, depois fechado pela polícia, em Foz do Iguaçu. Após a passagem deles pela Capital, Requião deflagrou a operação ''A Grande Festa'', cruzada em cima dos bicheiros da terra, que durou, como sempre, poucos dias. Hoje há várias extrações diárias.

Baixo astral

Vivemos um ciclo tão negativo que se investiga em Cambé se um cidadão morreu de dengue ou de leptospirose, doenças que um sistema primário de saúde e bom nível de saneamento reduzem a zero.

Folclore

Das sacadas de Emílio de Menezes, muitas folclorizadas sem precisão de origem e época, há uma em que ele e o escritor Eduardo Prado viajam em região rural. Numa certa altura, o acompanhante mostra uma casa de tolerância, tocada por Alice, e diz ''Ali se vive do amor'' e o trocadilho veio impiedoso ''E do ar do prado também!''.

A conjura

Hoje, à tarde, no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, o doublê de cirurgião e historiador, Iseu Affonso da Costa, fala sobre a conjura de Paranaguá, um momento importante que precedeu a autonomia provincial. O boletim do IHGP mostra igualmente e com documentação que o primeiro concerto de Vila Lobos no Brasil foi em Paranaguá em 1808, onde trabalhou e residiu. Meu avô materno, Randolpho Gomes Veiga, era companheiro constante do gênio durante os dois anos em que morou em Paranaguá.

mockup